[Ubuntu-BR] Exercito Brasileiro com UBUNTU

Telmo Trindade tr.telmo em gmail.com
Segunda Dezembro 17 04:18:13 UTC 2007

Olá pessoal, e afastei da lista nas ultimas semanas, minhas férias acabaram
e nao tenho tempo pra quase nada mas nao pude deixar de responder esse
tópico.

Pois é acreditem voces ... pelo menos um dos membros desta lista é militar
do exercito brasileiro... eu. Vou comentar aqui um pouco a situaçao:

Na verdade o primeiro movimento na tentativa de migraçao para software livre
por parte do EB se deu nos anos 2000 e 2001, porém o linux nao estava tão
afinado como hoje em dia, faltava pessoal especializado, treinameno adequado
e principalmente a resistencia do usuário foram  os principais  fatores para
que a migraçao fosse abandonada.

Com o lula e principalmente com a escolha do grande sérgio amadeu (pra mim
uma das maiores personalidades brasileiras quando se fala sobre software
livre) pra presidente do instituto nacional de tecnologia da informaçao,
todo o governo federal começou a se mobilizar para a migraçao, se voces
prestarem atençao todos os concursos publicos hoje em dia pedem
conhecimentos de openoffice e nao mais de ms office.

O exército como um bom cumpridor de ordens, e como já tinha um pouco de
experiencia em migraçao saiu logo na frente e baixou uma portaria ordenando
que todas as unidades subordinadas migrassem pelo menos os servidores até 31
dez de 2006 (esse prazo acabou sendo prorrogado pra esse ano... Eu fui o
responsável pela migraçao em minha unidade aqui em fortaleza e posso dizer
que em 31 dez 2005 (um ano antes do previsto) já estava com 80 % das
maquinas com linux. O trabalho no exercito continua pois temos muitos
softwares legados e proprietários e a resistencia ainda é grande...

Sobre a distribucao que usamos... dentro da ideia de liberdade ninguem foi
obrigado a usar nenhuma delas.. mas na primeira portaria foi indicado o uso
de debian para servidores e de kurumin para desktops. No ultimo mes foi
feita uma reavaliaçao para o uso dos desktops a decisao estava entre o
ubuntu, o fedora e o kurumin.. ainda nao sei como ficou o resultado já que
estava de férias e a decisão vem de brasilia.. particularmente eu
continuarei usando o ubuntu em minhas máquinas nao importando a decisão
(apesar de no começo ter usando o kurumin desisti dele na versão 3.31 pra
mim a ultima que prestou)

O ultimo comentario que irei fazer é sobre a ideia errada sobre o hardware
legado.. é verdade que a força esta operacionalmente sucateada (os tanques
nao chegam a ser de 1950 como disse o amigo, mas nossos equipamentos já são
velhos e em quantidade insuficiente) tanto que temos um aumento no orçamento
em 2008 justamente para resolver parcialmente esse problema. Mas ao
contrario do que se possa pensar o exercito nos ultimos anos investiu muito
em informática, pra ter uma ideia a rede que administro deve ter umas 100
maquinas (pode nao ser muito mas o batalhao que sirvo nao é nenhum grande
comando) e deles a grande maioria pentium IV com no minimo 256 de ram (o que
considero uma configuraçao muito boa pra uso em escritório) sem falar em 5
servidores de configuraçoes bem melhores (2 usando debian, 2 ubuntu e 1 red
hat), e ainda com as maquinas antigas construi um laboratório usando ltsp
para treinamento de pessoal e acesso a internet.

Acho que é isso, ainda existe muito trabalho a fazer e o mais dificil é a
concientização dos nosso usuários, mas saibam que aqui no exercito tem muita
gente que realmente partilha do sentimento da comunidade livre e muita gente
trabalhando para que tudo de certo.