[Ubuntu-BR] Res: Cansei de Linux

Maxwel Monteiro maxwelgm em yahoo.com.br
Terça Dezembro 4 09:49:00 UTC 2007

um amigo meu me mandou um artigo do br-linux muito bom e que cabe aki.

vou transcrevê-lo aqui. mas a matéria pode ser lida em:
http://br-linux.org/linux/node/2647

segue a matéria:

A Wikipedia define os trolls como pessoas que publicam comentários ou opiniões aparentemente destinados a incitar a controvérsia ou o conflito.

 Como o Pedro de Lara nos programas de auditório dos anos 70 e 80,
trata-se de uma figura cuja atitude básica é discordar e discutir,
realizando um papel que pode ser lúdico e até provocar reflexão, mas
que exige um certo cuidado, pois pode facilmente desviar o foco e
reduzir o valor potencial de qualquer discussão.

A presença de trolls se intensifica conforme aumenta a popularidade
do debate, e é natural que eles procurem locais onde haja abundância de
questões em que possam polemizar, e onde os riscos de ver sua
identidade exposta e associada aos seus atos sejam minimizados.

Mas a qualidade das discussões de que participamos depende de cada um
de nós, e assim como se fosse em uma sala de debates aberta, muitas
vezes a solução para lidar com os criadores de caso é continuar a
discussão sem dar mais do que o mínimo de atenção necessária às suas
intervenções.

Portanto, faço um duplo apelo. Aos usuários experientes da
comunidade BR-Linux, peço que resistam à tentação de tentar debater com
os trolls que estão aparecendo com cada vez mais freqüência, por mais
que os argumentos, exemplos, comparações e metáforas deles pareçam
errados e insultuosos. Não alimente os trolls!
Eles não querem ser convencidos, e nem estão ali para aprender com o
que o público que discute com eles responder, portanto todo esforço
para catequisá-los poderia ser melhor empregado fazendo algo em prol da
comunidade.

O segundo apelo vai para os membros da comunidade que estão
assumindo o papel de trolls inconscientemente (ou
semi-conscientemente), ou os estimulando e até mesmo ativamente
convidando. Repensem a atitude de morder todas as iscas, desviar os
assuntos para a política partidária, a religião, ou os méritos
comparativos de linguagens de programação menos populares (exceto
quando este for mesmo o tema da discussão), ou ainda de desprezar as
opiniões contrárias às suas, pois algumas discussões interessantíssimas
estão sendo deixadas de lado para atender a provocações.

A todos, peço ainda outras duas atitudes:

1) Ao notar comentários que se encaixem nos perfis identificados acima, usem a seu favor o sistema de moderação comunitária
adotado pelo BR-Linux a pedido de seus leitores. É muito mais eficaz do
que responder a provocações, e nega ao troll o que ele originalmente
desejava: a polêmica.

2) Tenham sempre em mente que nem toda discórdia ou provocação é
negativa ou pode ser caracterizada como troll. A diferença pode ser
subjetiva, portanto analise com atenção.