[Ubuntu-BR] Ubuntu como servidor de 2 redes

Wagner wagnerpaxs em gmail.com
Quinta Agosto 30 16:06:57 UTC 2007

Na verdade você tem que se ligar primeiramente em 2 coisas:

1) Seu cenário
2) Você tem dois links, logo terá que fazer primeiro o funcionamento dos 2
links.

1) Cenário

 [ INTERNET GVT ] <----- [ SERVIDOR ] <--- [ LAN ] Range de IPs 1
 [ INTERNET BRT ] <---------|            |----> [ CAMERAS ] Range de IPs 2

2) Lembre-se que tudo que for sair da sua rede sairá através da roda default
do seu gateway. Logo se tem 2 links na mesma máquina, senão configurar o seu
sistema operacional com rotas para saida pelos links corretos tudo sairá
pela rota default, inutilizando assim seu segundo link.

Então é ai que começa sua empreitada. Pesquise sobre redundância de links,
roteamento avançado e multiplos links em um único servidor. Assim você
entenderá o que estamos falando aqui e poderá implementar melhor sua
engenharia de redes.