[Ubuntu-BR] Dicas de app para QOS + Otimização + Monitoramento de links

Filipe Regis filiperegis em gmail.com
Terça Agosto 28 00:28:17 UTC 2007

Existe um patch pro iptables bloquear protocolos em camada de aplicação
(layer 7) podendo assim bloquear nele mesmo msn, icq, gtalk, ares, gnutella,
jogos diversos. (veja "iptables layer 7" no google)

Pra monitorar depende do que vc quer monitorar exatamente, mas por exemplo o
MRTG gera gráficos de qualquer grandeza mensurável num sistema linux, o que
pode ser o tráfego de uma interface de rede, a quantidade de memória usada,
processador, temperatura, etc. Eu uso webmin, e instalo o módulo
webminstats, que automaticamente gera esses gráficos todos e torna acessível
de forma simples.