[Ubuntu-BR] Ubuntu no Macbook

Juliano Timm juliano.timm em gmail.com
Domingo Agosto 26 18:21:30 UTC 2007

Em 25/08/07, Olival Júnior <olival.junior em gmail.com> escreveu:

> -
> >
> Não sabia dessa, mas - pelo menos pros MacIntel - há vários softwares
> (inclusive grátis e/ou livres) p/ gravação de CD.
> assunto.
> >
> Como não? É só usar o Disk Utility. Ele fica logo ali no menu do
> instalador.

Sim, mas é disto que eu estou falando. Ele não te questiona sobre o
particionamento, parece que escondem o o utilitário de você.

> [...]
> q vem com HD de 80GB, 1GB de RAM (DDR2 667 - por aí o normal é 533) e
> combo leitor de DVD/gravador de CD. Sem falar na bateria li-ion de 6
> células.
> não
> >
> Embora esse lance do CD ficar travado dentro possa acontecer (comigo
> nunca aconteceu, mas um colega q tem um MacBook Pro teve esse problema e
> acabou abrindo o note), ter um drive de CD/DVD q não precisa abrir uma
> bandeja pra aceitar a mídia é legal em várias situações. Especialmente
> qdo vc está usando ele sobre aquelas mesinhas de avião.

Mas podia ter um recurso, via hardware para esse tipo de problema. E sim
realmente em algumas situações é bem bacana. Ajuda um monte.

> normalmente não é negócio. Não sei agora, mas para retirar o que você
> ao
> >
> Como assim "retirar o q investiu"?  Ter lucro com revenda de
> micros/notebooks só se for "importando" sem impostos e vendendo com
> lucro por aqui. Fora isso, qqr equipamento q vc compre, PC ou Mac, vai
> desvalorizar a partir do momento q vc tira da caixa.

Me expressei mau, assim hoje se você for vender um ibook g3, o valor dele da
tranquilamente para comprar um note x86 com quase o dobro da configuração.

> invés de tentar revender. Até esses dias eu estava pensando em comprar um
> deve
> >
> O touchpad continua com um botão só, MAS ele é bem inteligente. Ao
> clicar com dois dedos no touchpad ele "entende" q vc quer o equivalente
> a um "botão direito". Aliás, para rolar a tela pra um lado ou outro,
> tbém basta deslizar os dois dedos juntos na direção do scroll desejado.
> Enfim, o fato de ter só um botão está longe de ser um problema para qqr
> mortal.

Pra mim  é um mega problema, eu penso em comprar um macbook, para instalar
ubuntu nele. Agora utilize ele sem esse recurso dos dois dedos e sem o botão
direito. Eu já não gosto de mouse. Mas usando o mac os x, a coisa não fica
tão crítica, nesse ponto. :D. Mas é ruim. Hora é caro, e vem com um botão a
menos!!! :D.

Agora q já falei o q acho bom, vamos ao "mau": o escritório local da
> Apple é uma joça. Eles têm uma política de NÃO manter estoques locais de
> peças, então se vc tem algum problema isso normalmente significa esperar
> quase sempre 1 MÊS por peças de reposição.

Cara um mês? Parabéns... O ibook de onde trabalho teve um problema na placa
de vídeo, acho que simplesmente se solto algo, ou mau contato. Bem levou 4
ou 5 meses, para a troca. Mas teve um agravante, o ibook ja tinha saído de
linha. Então eles nos deram um ibook usado. Tri bonito, por onde se olhava
tinha arranhões....

Ainda q (pelo menos em
> [...]
> novo (do mesmo modelo). Na época ele era o topo de linha, com Core Duo
> 2Ghz, HD de 80GB e gravador de DVD (camada simples), mas vinha com
> apenas 512MB (logo comprei 2GB e fechei a qtd máxima q ele aceitava).
> Hoje, o seu equivalente vem com Core 2 Duo de 2,16Ghz (core duo pra core
> 2duo, entre outras coisas, significa ir de 32bits pra 64bits), HD de
> 160GB, 1 GB de RAM e gravador de DVD dupla camada (além de 802.11n,
> coisa q no anterior era apenas 802.11g).
>
> Roda bem Ubuntu, mas sempre tem aquele lance de vc ter de instalar o

Não sabia, achava que era só para windows. O grub, ou lilo não dão suporte a
o dualboot ? Nos power pc, é outro gerenciado, agora não recordo o nome, mas
nem ele fornece esse suporte? E o macbook black, realmente é bonito.

Abraços

--
Juliano Timm Menezes

GNU/Linux user 434562