[Ubuntu-BR] Ubuntu no Macbook

Olival Júnior olival.junior em gmail.com
Domingo Agosto 26 00:07:25 UTC 2007

A msg anterior parece ter sido escrita de forma meio ... digamos ...
"muito fluente". Mas, vou tentar responder uns lances abaixo.

João Marcelo escreveu:
> que no OSX se chama Toast, a mesma empresa

A empresa q faz o Nero pra Windows se chama Nero mesmo. A Roxio fazia um
concorrente (nem lembro o nome). Além disso, o Nero vem como versão OEM
em quase todos os computadores q vc compra (ou nos gravadores de DVD).

O Toast é caro e nunca ouvi falar de versão OEM de nada pro Mac. No
máximo um trialware. Neste caso específico, tenho certeza de q não
acompanha nenhum MacIntel.
> tem um utilitário de disco muiiiiiiiito fácil pra particionar disco,
> que é só redimensionar pelo mouse, escolhendo numero de partições e
> formato de arquivos()

Mas q tem uns lances peculiares. Fazer uma nova partição é "excluir" a
partição nas opções q ele oferece. Além disso, há apenas 3 opções de
sistemas de arquivos (sem contar as variantes de cada um): FAT, HPFS+ e
UNIX (seja lá o q eles queiram dizer com este último, já q não é um
formato legível pelos gnu/linux). No FAT ele *não* deixa vc decidir se é
16 ou 32. Se a partição for menor q 4GB, fica como 16, caso contrário
32. O HPFS+, por padrão, *não* é sensível a caixa alta/baixa (coisa
estranha em um sistema baseado em Unix) e ainda tem problemas de
*fragmentação* p/ gdes arquivos (sim, ele não é tão ruim qto uma FAT da
vida, mas está longe do ext3, até por ser meio velhinho. Todos os
usuários Mac estão torcendo pra Sun ter liberado o ZFS pra Apple mesmo).
> além do que as baterias duram mais de 3 anos segurando a carga
> coisa rara por ai

Bateria + de 3 anos segurando carga? Só se for na época dos PowerPC. Com
os MacIntel eu tive uma bateria q morreu do nada. O MacBook q eu peguei
na loja pra substituir está com 120 ciclos na bateria e apenas 80% da
capacidade original. Nos fóruns de Mac q eu assino várias pessoas
tiveram o mesmo problema de "morte súbita" da bateria, sem contar esse
lance da capacidade cair rapidamente antes de 300 ciclos (o q deu origem
a um recall abafado da Apple).

Apesar disso, acho o Acqua (a interface gráfica) muito bem resolvida,
exceto por velharias como o Finder (q até recebeu um "facelift" no
Leopard). Por explo, o botão de "zoom" (aquele verdinho) seria muito
mais útil se agisse como um legítimo "maximizar". Do jeito q ele é, pra
expandir uma janela pra ocupar a tela toda quase sempre tem de ser na mão.

Fora isso, a insistência do iPhoto em usar um formato proprietário e bem
fechadinho enche o saco, já q pra fazer um backup das fotos q não
dependa de produto eu tenho de sair exportando na mão. Isso pra não
citar o Apple Mail, outro q usa um formato dele e só dele e não tem nem
como definir prioridade na msg. No meu Mac o browser default é Firefox,
o mail é Thuderbird, pra ver filmes uso o MPlayer (até pq o QuickTime
tem menos codecs pra algumas situações), edição de áudio é com o
Audacity (o GarageBand é pesadíssimo pra tratar coisas simples - mesmo
com os 2GB do meu MB), etc. Só não coloquei logo algum GNU/Linux pq vc
não escapa de ter de usar o BootCamp e meu HD é de apenas 80GB.

[ ]s,

olival.junior