[Ubuntu-BR] Ubuntu no Macbook

Juliano Timm juliano.timm em gmail.com
Sábado Agosto 25 06:53:47 UTC 2007

Olá pessoal. Conheço e utilizo (no trabalho - de vez em quando - graças a
Deus) Mac os X e Linux no mac. O detalhe é que utilizo linux em um ibook, ou
seja power pc. E tinha alguns problemas, só para citar, o plugin para flash,
não existe para linux em um mac power pc. Acredito que para os da plataforma
intel exista.  Em relação ao sistema operacional apple. Eu considero bom,
melhor que o windows (se bem que isso não quer dizer muita coisa). Mas é
doente. Sabem como se grava cd nele? Adivinha?? Hora, é bem lógico, você
joga os arquivos para dentro de um cd que foi montado no desktop ("Mesa" -
sei la eu por que), e depois você o arrasta para a lixeira!!! Isso mesmo
lixeira!!! Lógico né? Você vai excluir o cd, e acaba gravando!!! Bah, eu
tenho dezena de coisas doentes para contar. Acho que coisas como essa saem
da cabeça do Jobs, quando digamos... Da uma viajada. :D Mas vou resumir a
isso: o Mac é um sistema operacional poderoso, mas tem o lado ruim de ser
proprietário e de você simplesmente não encontrar as ferramentas "poderosas"
dele (Tente reparticionar o Hd em uma instalação - simplesmente não há
questionamento sobre partições!!!). Em relação a Hardware, que é o assunto.
O custo de um macbook é elevado. Notes com configuração semelhante saem pela
metade do preço. Claro que o hardware é de qualidade, mas é doente também,
se acostume a ter somente um botão no touchpad e se o sistema travar, não
conseguir ejetar o drive de cd. Outra coisa, revender esses macbooks
normalmente não é negócio. Não sei agora, mas para retirar o que você
investiu era inviável. Era mais negócio e mais barato comprar um novo, ao
invés de tentar revender. Até esses dias eu estava pensando em comprar um
macbook, mas desisti com esse negócio do touchpad. São coisas que se deve
pensar.

Abraços