[Ubuntu-BR] como instalo os packages gcc, cc, cl??

Artur Oliveira Gomes artur.o.gomes em gmail.com
Sábado Agosto 18 23:47:38 UTC 2007

Em 18/08/07, José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com> escreveu:

> Exato.

> Cinco bons conselhos:
>
> Nº 0 - Nunca instale um pacote pelo código fonte a menos que você tenha
> pelo menos três boas razões para isso. O sistema de gerenciamento de
> pacotes existe para facilitar a sua vida e você precisa ter bons motivos
> para resolver abrir mão de sua segurança e facilidades.

Acho meio exagerado esse seu comentário de "nunca" .
Quem usa slackware e precisa fazer braçalmente não faz?

Eu compilo quando eu quero fazer algo que não tá disponível no gerenciador
de pacotes, como um amsn mais atual.
Usei o Ubuntu Dapper por mais de 1 ano e quando saia os novos amsn(s) eu
compilava tk, tcl na mão mesmo. O amsn depois também.
O ultimo que saiu, instalei no feisty compilado também.

Isso é uma opinião bem pessoal, mas as vezes prefiro compilar no braço
mesmo, lógico que fazendo algumas verificações de segurança antes.

Nº 1 - Sempre teste primeiro a versão disponibilizada pela distribuição.
> A menos que você tenha absoluta certeza de que ela não serve você deve
> instalar uma versão alternativa. O Amsn é um pacote da distribuição
> Ubuntu, então instale-o via apt, a menos que você tenha bons motivos
> para não instalar o pacote padrão.

amsn 0.95 ainda estava disponível no repositório do dapper enquanto o
0.97tava disponível.

Nº 2 - A distribuição contém tantos pacotes que é muito pouco provável
> que exista alguma coisa para Linux que não esteja empacotada.

tcl, tk antigos não permitiam mudar  para versões novas a não ser
compilando.

Nº 3 - A distribuição contém tantos pacotes que é muito fácil você achar
> que algum pacote não está disponível por preguiça de procurar ou por não
> ter os repositórios habilitados corretamente. Isso aconteceu comigo.
>
> Nº 4 - Compilaçao de pacotes definitivamente não é para usuários novatos
> porque você provavelmnte vai demorar mais tempo compilando o programa do
> que usando-o.

discordo, quem tenta compilar alguma coisa tem ao mínimo ou conhecimento de
programação ou seguiu informações do google para compilar algo. Demora muito
mais tempo do que compilando? 5 minutos é mais tempo do que ficar algumas
horas logado no msn? ou usando um kernel novo?

E se você não tem certeza do que significa o erro acima,
> então isso significa que em termos de Linux você é um novato, newbie.
> Deixe para compilar apenas quando quiser aprender. Programas que você
> simplesmente pretende usar, instale e use os da distribuição.

Por incrível que pareça ele sabia o que tava acontecendo e soube identificar
que  faltava compiladores. Melhor ainda, ele procurou ajuda. Para isso que
nós, que já tivemos esse erro na tela e resolvemos, podemos ajudá-lo.

Agora vamos às soluções:

> * Habilite o repositório "universe" através de Sistema > Administração >
> Canais de Software. Recarregue os fontes: $ sudo apt-get update
> * Instale o amsn: $ sudo apt-get install amsn
>
> Agora vamos habilitar a compilaçao de pacotes no seu Ubuntu:
>
> $ sudo apt-get install build-essential coreutils autoconf automake
> autogen kdebase-dev libtool pkgconfig glade libgtk2.0-dev

sudo apt-get install build-essential  # já diz o nome do pacote. o que é
essencial.

Com esses pacotes dificilmente você deixará de compilar algum pacote, a
> menos que ele dependa de uma biblioteca específica. Para a maioria dos
> pacotes vai funcionar.

isso é verdade!

--
> José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>

Artur Oliveira Gomes

Ciências da Computação  - UFRN
Pesquisa: Suporte ao Cálculo de Refinamentos de Programas Concorrentes