[Ubuntu-BR] Alguém já instalou o Lazarus no Ubuntu?

Nilo Martins jniloms em gmail.com
Quinta Agosto 16 15:00:29 UTC 2007

Olá pessoal.

Tentei instalar o Lazarus no Ubuntu e apesar da istalação ter ocorrido sem
erros não consigo compilar nem um form vazio.

Aparece a mensagem "/tmp/project1.lpr(1,1) Fatal: Can't find unit glib"

Lendo um FAQ eu vi que tinha que fazer um "make clear all" após a
instalação. Fiz.

Depois fui procurar pelo arquivo de configuração /etc/fpc.cfg que deveria
ter várias linhas mas aqui só tem:
# set binutils paths for crosscompiling # fpc_crosswin32
#IFDEF FPC_CROSSCOMPILING               # fpc_crosswin32
  -XPfpc-i386-win32-
#ENDIF                                  # fpc_crosswin32

Obs1.: Instalei o freepascal dos repositórios do ubuntu e o lazarus baixei o
deb. Porém o a versão do freepascal do repositório não é mais nova que a
versão que está disponível para download no site da freepasacal.org.

Obs2.: Me deram uma dica de executar o Tools->Configure "build lazarus"
porém dá uma mensagem de erro:
"Clean Lazarus Source" completed
"Build LCL" completed
"Build SynEdit" completed
"Build CodeTools" completed
"Build Package Registration" completed
"Build IDE Interface" completed
"Build JIT Form" completed
Fatal: Can't find unit xlib

Alguém tem alguma dica que pode me ajudar a resolver esse problema.