[Ubuntu-BR] Problema de segurança com o http_proxy

Nilo Martins jniloms em gmail.com
Quarta Agosto 15 14:14:22 UTC 2007

Olá pessoal.

Eu uso o ubuntu em uma rede que necessita de autenticação do proxy.

Como eu tinha alguns problemas para fazer atualização com  o apt e o
synaptic fiz uma configuração que encontrei na internet.

Alterando os arquivos apt.conf e enviroment para incluir as variáveis com
usuário e senha além do ip e porta.

Isso me gerou outro problema. Falta de segurança pois agora a o usuário e
senha da rede está exposto nas variáveis de ambiente.

Alguém tem alguma dica de como faço para não usar este recurso para fazer as
atualizações do sistema ou se existe algum modo de criar uma função que me
peça a senha toda vez que um programa tentar acessar essas variáveis.

Agradeço qualquer ajuda.

Nilo Martins