[Ubuntu-BR] Instalar .deb na pasta do usuário

Adilson Oliveira adilson em canonical.com
Segunda Agosto 13 19:56:13 UTC 2007

Andre Cavalcante wrote:
> Baixei os .deb do Lazarus & cia, mas não queria instalá-lo no sistema como
> root, mas como meu usuário, afinal quero poder mexer nele direto.
> É possível instalar os .deb na minha senha?

Oi.

Você está confundindo os "poderes" do root com o usuário root.
Em termos leigos podemos dizer que o root é um usuário especial que
server apenas para mexer no sistema. O resto todo, como desenvolver
sistemas no lazarus, deve ser feito pelo usuário comum.
Assim, você deve usar os super-poderes de root somente para instalar os
programas, após isso, seu usuário vai poder executa-los.
Claor que existem algumas variantes aí, se o programa servir para
nagunçar o sistema, um particionador de discos, por exemplo, o usuário
comum não terá direitos de executá-lo.
Sugiro que você procure se informar sobre usuários e permissões em UNIX.

[]s

Adilson.

P.S. O jeito ubuntu não usa root. A não ser em casos muito especiais,
você "promove" temporariamente seu usuário a um equivalente ao root
usando o sudo.

P.S.2 - Sempre procure instalar os programas usando o Adicionar/Remover
a não ser que você tenha uma razão forte para instalar diretamente os .deb.