[Ubuntu-BR] Não ao automatix

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Terça Agosto 7 01:22:34 UTC 2007

Em Seg, 2007-08-06 às 11:43 -0300, João Olavo Baião de Vasconcelos
escreveu:
> Pra reanimar essa discussão, saiu hj no BR-Linux uma nota sobre os problemas
> que o Automatix pode trazer para seu sistema.
>
> Veja aqui: http://mjg59.livejournal.com/77440.html
>
> E tirem suas conclusões...

Eis o reply que eu postei lá (aqui segue a tradução, lógico). A
propósito, hoje eu estou muito feliz porque cheguei cedo do trabalho, li
Fernão Capelo Gaivota para minha filha e estou tomando uma Bohemia com
Stiksy (Elma Chips!).

"Quando usei Ubuntu pela primeira vez, achei curioso que algumas coisas
que costumavam funcionar antes em outras distros não funcionavam mais.
Acabei achando o Automatix, que resolveu algumas coisas para mim. Eu o
venho usando, com cuidado, desde então. Apenas duas vezes eu ousei
instalar pacotes não-deb: Thunderbird 2 e Amsn. Ambas as vezes
arrependi-me.

"No geral eu não tenho reclamações do Automatix como uma interface para
debs de terceiros, mas este artigo me abriu os olhos para tres pontos
que eu tinha problemas em reconhecer antes:

"1 - Tudo de que o synaptic precisa são repositórios. Se você lhe
adicionar repositórios que contenham os pacotes necessários ele os
instalará para você. Um script que automatize a adição desses
repositórios ao final do sources.list pode ser uma "mão-na-roda" para
n00bs.

"2 - O Automatix não avisa ao usuário sobre os riscos envolvidos no que
está fazendo escondido, como instalar tarballs. Ele é muito mal
documentado. Embora seja uma ferramenta para novatos, eu acho que ele
deveria incluir ligações para informações mais completas, para que os
novatos interessados em aprender pudessem aprender com ele. Mas não é
assim. O Automatixa acaba por desenvolver no usuário uma dependência em
relação a uma ferramenta não-padrão que não é tão necessária quanto
dizem ser.

"3 - Eu sempre tive a sensação de que o Automatix parecia bastante com
um monte de "receitas de bolo" mal costuradas. Eu só tinha medo de falar
isso alto porque não sou um programador (embora tenha noções do
negócio). De qualquer modo, meus escassos conhecimentos de lógica de
programação combinados com minha fluência razoável em Inglês me
permitiram notar coisas bastante toscas que eu não teria coragem de
digitar numa janela de terminal estando de plena posse de minhas
faculdades mentais. Eis porque eu deixei o Automatix quase que somente
para adicionar repositórios ao sources.list (a fim de usá-los com o
synaptic).

"Esse artigo foi muito esclarecedor porque alguém que entende do riscado
compartilha conosco, leigos, em linguagem de gente, o que sabe sobre as
entranhas da coisa. Tratar os usuários não programadores (como eu) desse
modo é certamente uma coisa muito boa. Se o Software Livre não agrada a
todos, que pelo menos ele agrade a quem gosta de ser tratado com
respeito. Eu sinto a minha inteligência sendo respeitada cada vez que eu
ligo meu computador e ele inicia o Linux. Tem sido assim desde o tempo
do Conectiva.

"Por isso eu agradeço muito o tempo que você dedicou a escrever esse artigo."

--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>