[Ubuntu-BR] Não consigo configurar o modem!

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Segunda Abril 30 03:11:33 UTC 2007

Estive pesquisando um pouco no assunto e refrescando minha memória (já
são quatro anos desde que meu HSP56 foi pro saco). E achei  algumas
coisas interessantes.

Primeiro, o log que você enviou NÃO COMPROVA    que o Gnome detectou o
modem corretamente. Sabe por quê? Porque ele se comportaria exatamente
da mesma maneira se não tivesse sido detectado. NO CARRIER quer dizer
que ele não está detectando o tom de linha. Não detectar o tom de linha
significa que o driver não está conversando com o hardware.

Repare que o wvdial não chega a discar, ele apenas tenta inicializar o
modem.

Leia esta thread e veja que o problema não é só do Linux, mas também de
versões recnetes do Windows:

http://forums.driverguide.com/archive/index.php/t-729.html

=======

Agora vamos entender o que acontece:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"

Há um erro no arquivo de configuração

--> WvDial: Internet dialer version 1.56
--> Cannot get information for serial port.

Ele não achou informação do modem na porta serial

--> Initializing modem.

Mas tentou ainda assim usando algum valor padrão.

--> Sending: ATZ

String padrão, funciona na maioria das vezes se o modem estiver detectado.

ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.

OK. Ele achou o modem.

--> Sending: ATM1L3DP31,15002442

Enviou comando ao modem para discar.

--> Waiting for carrier.

Estamos esperando o tom de linha

ATM1L3DP31,15002442
NO CARRIER
ERROR

Sem tom de linha.

--> No Carrier!  Trying again.

Tentando de novo.

--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!

Número máximo de tentativas. Desisto!!!

--> Disconnecting at Sun Apr 29 16:56:31 2007

Desconexão do modem.

José Geraldo