[Ubuntu-BR] Linux como estação de trabalho

Sexta Abril 27 20:06:21 UTC 2007

Olá Geison

Em 25/04/07, Geilson Melo <geilson em globo.com> escreveu:

> Leiam esse artigo um tanto quanto longo sobre linux como workstation.
> Na minha opinião o Linux está pronto para qualquer ambiente e com larga
> vantagem contra o principal concorrente. Acho que faltou um pouco de boa
> vontade da autora do texto.
>
> http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/04/25/idgnoticia.2007-04-25.5308643392
>

> Geilson

Como disse o José Geraldo, meus dois centavos:

Acredito que a matéria foi muito boa mesmo para o Linux. Nas entrelinhas
você percebe a única fragilidade que o Linux pode apresentar no ambiente
empresarial:

"No entanto, Sharon alerta que ainda é um desafio para o usuário
intermediário utilizar exclusivamente aplicações abertas no desktop. Isso
porque boa parte do trabalho pode ser comprometida por tempo de adaptação às
novas plataformas ou mesmo porque suas aplicações não rodam." (Grifo meu)

Esse é o ponto: uma empresa, se quiser usar o Linux, provavelmente vai ter
que fazer uma migração e não é fácil, nem barato, essa empreita exatamente
pelos motivos expostos. A questão da produtividade é mais marcante. Para
fazer uma coisa no MS Office, por exemplo, a pessoa utilizava digamos 10
min. Mesmo que o OpenOffice seja muito semelhante ao MS Office,
provavelmente ele gastará uns 30 min para a mesma atividade, isso até que se
familiarize com a nova ferramenta, o que ocorre geralmente entre 2 e 3 meses
(dados empíricos baseados apenas na minha experiência, talvez alguém tenha
algo mais científico e real). Agora será que a empresa esperará este tempo
para que o funcionário volte a ter a mesma produtividade?

Outra coisa, é que as empresas hoje estão na mão da MS, pois suas aplicações
são "for Windows" e então não rodam em outras plataformas (leia-se Linux).
Este é um dos motivos que acho que a comunidade livre dá pouca ênfase ao
Wine, e quando o fazem é para fazer rodar programas em que a alternativa
livre é muitas vezes melhor...

André Cavalcante