[Ubuntu-BR] Partição FAT32 > Algumas pastas sem acesso para gravação > Porquê ? Como mudar ?

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Abril 26 00:08:54 UTC 2007

[<o>] Follmann escreveu:
> Pessoal, tenho um dual boot aqui, e, além das duas partições dos sistemas
> operacionais, tenho uma terceira em FAT32, pros dados.

Ou seja, você está usando o sistema de arquivos MENOS seguro para
guardar os dados. Espero que você tenha um bom backup.
> Acontece que, nessa partição, tem duas pastas (músicas e fotos) que o Ubuntu
> simplesmente definiu como somente leitura (as demais estão como
> leitura/gravação, pelo que vi ...).

Estranho. Numa partição FAT, TUDO fica marcado como 777. Pelo menos era
assim na época em que ainda tinha de acessar partições FAT (no século
passado).
> Pergunto: porquê ?
>
> Pergunto mais: tem como dar acesso pra gravação, somente pela interface
> gráfica ? Como ?

Pelo nautilus tem, é só clicar com o botão direito e ir em propriedades.
Você precisa ser o dono do arquivo para poder mudar propriedades. Caso
contrário, use o root.

José Geraldo