[Ubuntu-BR] HD possivelmente com pau + Ubuntu Feisty

Rafael Gimenes Leite rafaone em gmail.com
Terça Abril 24 18:57:22 UTC 2007

Olá galera.
A pouco tempo eu adiquiri um notebook amazon pc HEL81 que na verdade é um
compal HEL81 mais infomações(
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=189319)

Mal chegou lá estava eu com o cd Beta do Feisty e mandei ver a instalação,
nossa fiquei abismado, tudo maravilhosamente funcionando, inclusive o
desktop 3d sem complicações, particao   instalei apache2 php5 mysql5
easyeclipse(ide pra php) e fui tocando meus projetos, instalei todos os
codecs pra reprodução multimédia e de vez em quando eu baixava filme pra
assistir nele mesmo.

Ai começaram os problemas, quando eu executo arquivos multimedia começa a
dar pau, do nada travava feio mesmo isso quando via videos como "300" com
mais de 1gb que estavam no meu /home  travava tudo, eu ia pro modo texto
dava uma mensagem tipo assim "bad block /dev/sda"
dai eu desligava o HD fazia aquele Tec de morte e depois voltava executava o
check disk e blz o sistema subia.

Então peguei e fui dar um fsck /dev/sda com o sistema montado e no meio do
processo eu desisti dei um control + c rebootei e tinha perdido o grub.
Na correria fui restaurar o grub pelo cd alternate e acabei apagando a
partição pois nao li uma pergunta.

Reinstalei tudo denovo o meu ambiente inclusive quake 3 deixei o bixo ligado
o dia todo em casa e anoite usei bem e nao travou.
Copiei 1 gb de mp3 pra ele e deixei rodando, bastou o bixo travou o mesmo
problema da primeira instalação.

tabela de patições
/dev/sda1               / ext3 8GB
/dev/sda2               Swap 1.5gb
/dev/sda3               /home ext3 30GB

Não cheguei a passar nenhum programa de teste ou formatar o hd fisicamente
coisas do tipo, mandei pra assistência e vai demorar diagnosticar, eu só
instalei o  ubuntu nao uso outro sistema, gostaria de saber se vocês tem
alguma dica, algum checkup pra fazer no hd algo assim, pois to maior pra
baixo com esse problema.

Me questionaram de ser o ubuntu, mas eu o atualizei do beta pro oficial, e
eu nunca tive problemas com o ubuntu, entao eu descordei será o ubuntu?

Muito obrigado

--
/* Rafael  Gimenes Leite
Analista Desenvolvedor.