[Ubuntu-BR] Licença GPL

Jesus Pereira jesus_pereira em yahoo.com
Quarta Abril 11 03:03:26 UTC 2007

A questão é complexa: se entendida a licença GPL como um cessão de uso, precária... pode ser retirada a qualquer tempo. Se entendida como doação, o dono não é mais dono - ao menos não é mais dono único, é condômino. Não retomaria o código nem em versões futuras, naquilo que coincide com a versão anterior "doada"...

Outra hora lerei com calma todos os termos da GPL.... e talvez volte a opinar, lembrando que, em Direito, a questão da prova também é fundamental. Posso dizer que a licença é GPL e me arrepender... Se não houver uma prova que eu licenciei efetivamente pela GPL, dançaram os que acreditaram...

Zandre Bran <zandrebran em gmail.com> escreveu: On 4/10/07, Olival Gomes Barboza Júnior  wrote:

> É isso aí. O detentor dos direitos autorais pode fazer o q bem entender.
>
> Por outro lado, nada impede um fork caso o autor licencie seu trabalho em
> condições pouco favoráveis.

    Só para ser o chato da lista e enviar uma mensagem com concordo.

    Muito pessoalmente vejo fork como pirataria de GPL.

> [...]
> do fonte serem coisas distintas, com licenciamento distinto), mas tbém há
> quem defenda q o programa é uma coisa só. O executável pode ser considerado
> apenas uma "transcrição" para linguagem de máquina, digamos assim. Eu,
> particularmente, sempre fui por essa última linha, até pq qdo vc aprende a
> escrever um compilador isso fica bem claro. E se vc ler a GPL verá q ela
> fala apenas do "programa", sem distinguir se é executável ou fonte. Programa
> é programa e pronto. Mas, como eu disse antes, inventa-se muita coisa em

    Como escrito no paragrafo assima. Concordo.

    Quis apenas ilustrar que isto é possível legalmente dentro da GPL.
Muitos usam este argumento para compilação Windows em que tenhe-se um
"custo" com compiladores. Embora não veja distinção entre o código e o
código compilado.

> [ ]s,
>
> olival.junior

    Obrigado pelos centavos.