[Ubuntu-BR] Depois de instalar Ubuntu, windows não inicia

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quarta Abril 11 02:30:38 UTC 2007

Andre Almeida escreveu:
> [...]
>
> Então fizemos o seguinte, ele instalou o programa O&O para desfragmentar o
> disco, para quem conhece ele desfragmentou o disco usando o método space.
>
> Depois deu o boot no CD do Ubuntu Edgy e configurou a internet, o msn no
> gaim (q eh como eu ajudei na instalação) e começou a instalação.
>
> Tudo normal até a parte da partição que escolhemos a opção manual,
> redimensionamos a partição hda1 e no novo espaço livre criamos duas
> partições uma ext3 e outra swap.
>
> Ao iniciar a instalação deu um erro:

> arquivos a esta partição, a mesma não será usada.

Significa que você não ensinou o Grub a usar esta partição que ele, por
algum motivo, não detectou automaticamente.
> Clicamos em voltar e tudo se fechou. Começamos a instalação de novo,
> partições já estavam criadas seguimos o procedimento normal, o Ubuntu
> instalou tudo normal, mas não inicia o Windows. :(

Porque você cometeu um erro. Em vez de fazer o que o particionador te
pediu (indicar o tipo de partição usado na partição /dev/hda1) você
ignorou a mensagem.
> Depois de escolhido o Windows no grub fica uma mensagem:

> e nada de iniciar!
>
> Uma coisa interessante é que o Ubuntu monta a partição do windows (ntfs) e
> os arquivos estão todos lá.
>
> Alguém conhece alguma maneira de resolver este problema?

A maneira de resolver é editar, na "munheca", o arquivo
/boot/grub/menu.lst e informar os dados corretos da partição. A
geometria deve estar correta, faltando apenas o tipo de partição e a
indicação se ela é inicializável ou não.

Como eu não uso Windows no meu sistema (Windows-free desde 2001) eu não
tenho a mínima idéia de como deveria ser uma bootline para o Windows,
mas alguém da lista pode te passar a parte do arquivo acima mencionado
que contém a indicação de uma partição Windows NTFS. Ai você compara os
dados e acrescenta o que estiver faltando.

OK?

José Geraldo

Espero ter ajudado.