[Ubuntu-BR] RES: [Fwd: Re: o jogo está virando...]

Quinta Abril 5 02:07:38 UTC 2007

Não quero me prolongar muito, e o email é apenas para trazer luz a algumas
trevas.

* JAVA: Qualquer versão que tivesse o Internet Explorer como recurso do
sistema (98, Me, 2000, XP0 tinha MSJVM e rodava Java, até a Sun dar piti
dizendo que a Microsoft estava tirando seus clientes desenvolvedores de
Java. Até o XP SP1 ainda havia suporte à MSJVM, mas na época do lançamento
do Server 2003 a Microsoft perdeu a causa e teve que retirar a máquina
virtual por meio de um programa atualizador que devia ser utilizado em todas
as máquinas. O SP2 automaticamente retirava a MSJVM quando atualizava o SP1,
e ele mesmo não a instala. A MS chegou a disponibilizar um faq sobre o
assunto[1].

* FLASH: O 95 já tinha suporte nativo ao Flash. Versões mais recentes? Nem o
Linux possui o suporte ao Flash nativamente... Eu que tenho um Ubuntu 64 me
quebro toda vez com uma página em Flash.

* WM E CODECS: Na verdade, só se precisa baixar o K-Lite Mega Codec Pack,
que dá todo o suporte que se possa querer para multimídia, e ainda de quebra
um player muito leve e eficiente, o Classic Media Player, que lê formatos
Cult, como o Matroska. Para quê vou craquear o DivX se o KLMCP já o suporta?

* PDF: Existe um pequeno aplicativo da própria MS para ler PDFs e e-Books
[2]. E ele não é nada recente.

* MP3: Nunca entendi bem porquê, mas em algumas instalações que fiz do
Windows o Media Player já vinha ripando em mp3. Mas o KLMCP resolve essa
questão também.

* OFFICE: Alguns integradores instalam o Works por padrão -- muito bom,
também.

* DRIVERS: Se você estiver se referindo ao XP, concordo contigo. Mas o Vista
instalou TODO o meu hardware, inclusive minha HP 1510 -- sem eu precisar
sacar nenhum CD de drivers da minha placa-mãe...

[1] http://www.microsoft.com/mscorp/java/faq.mspx
[2] http://www.microsoft.com/reader/downloads/pc.asp