[Ubuntu-BR] RES: Vírus no Linux!?!?!?!?!

Quinta Abril 5 01:38:20 UTC 2007

Olla a todos novamente.

Noves fora, é ingênuo dizer que "é impossível que um Linux seja contaminado
por vírus", como ouvi de um aluno de Design aqui na UFPE (e ficar calado
depois de me ouvir falar, conceitualmente, em arquivos ELF compilados com
código malicioso em Assembler). Não existem sistemas 100% seguros, seja o
MS-DOS, Windows, MacOS, OS/2 ou *nix. A vantagem dos sistemas abertos é que
seus próprios usuários, em sua maioria profissionais atuantes da área de
segurança, descobrem as brechas e falhas de segurança e as consertam bem
mais rápido que os sistemas fechados (inclua-se aí o Mac, por favor... quem
teve um System 7 ou um OS 8 ou 9 sabe como é importante uma vacina de quando
em sempre).

Também é ingênuo achar que todo mundo tem a atitude correta em relação ao
root e apenas executá-lo quando nada mais puder ser feito como usuário
normal (isso é coisa que aprendi a temer nos tempos do Guarani, com aqueles
avisos sombrios do instalador modo-texto). Convenhamos: é mais fácil
habilitar o ícone de Terminal como Root e dar um apt-get install
qualquercoisa do que usar o sudo na frente e digitar a senha (principalmente
para quem faz uso de comandos concatenados que demoram na execução). Claro
que, como se disse, se o utilizador dá um exit no final da operação, não tem
problema, pois o tempo em que o root fica ativo impede uma tomada rápida de
controle.

O fato do Linux ser pouco suscetível a vírus não significa, necessariamente,
que se deva baixar a guarda, no entanto.