[Ubuntu-BR] Rodando em máquina antiga

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Terça Abril 3 18:08:51 UTC 2007

Jonas Bertucci escreveu:
> Olá pessoal,
>
> Estou começando no mundo livre e gostaria de saber se o ubuntu pode ser uma
> opção para máquinas com configuração antiga. Tenho um micro disponível na
> universidade (pentium 266 com 64 de ram) e estou tentando aproveitá-lo!
>
> Se não o ubuntu, que distro vcs indicam?

Recomendearia estes:

Vector Linux -- www.vectorlinux.com

O primeiro usa uma versão customizada do IceWM e é bastante bonito. A
versão que você deve baixar é a Standard Edition (a versão SOHO usa o
KDE e não é nada especial). Trata-se de uma versão do Slackware com
alguns pacotes extrais, tais como vlpackage, slapget, etc. para
facilitar configurações e atualizações de pacotes. A versão mais recente
vem com OpenOffice 2.0 e Firefox 1.5. Instala a partir de uma imagem de
CD normal.

Puppy Linux -- www.puppyos.com

Esse é o maior barato: é um linux dietético de verdade. Em apenas 60 MB
ele inclui um servidor X completo com suporte a fontconfig, um
gerenciador de janelas bonitinho (JWM), um desktop (ROX) e uma série de
bons programas, como Abiword, Gnumeric, Xpaint, Kazehakase (browser
baseado em Gecko), Sylpheed-Claws (cleinte de email), etc.

A imagem iso já é um sistema instalado, SEM GERENCIAMENTO DE PACOTES.
Basta copiar para algum HD e rodar. A única maneira de atualizar é
pegando uma imagem mais recente, formatando o HD e copiando os novos
arquivos. Pelo menos ERA assim da última vez que vi.

O legal é que roda muito rápido. Testei dentro do QEMU e foi muito
rápido, quase instantâneo. Detlahe: eu ainda usava meu velho AMD k6ii
quando testei!!!!!!

Tente esses e veja no que dá.

José Geraldo