[Ubuntu-BR] Apresentações Anotadas

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Terça Abril 3 01:07:17 UTC 2007

Estou neste momento assistindo a uma vídeo-aula do meu curso de MBA e
acompanhando através de um documento PDF contendo as transparências
utilizadas pelo professor na exposição do conteúdo. O curioso deste
documento PDF é a maneira como ele é formatado -- que me motiva a escrever.

O documento foi baseado em uma apresentação do PowerPoint originalmente
desenvolvida para tela. Esta apresentação foi exportada para o PDF em
preto-e-branco. Cada página do PDF contém três páginas da apresentação
e, ao lado de cada página, sete linhas em branco para anotações, mais ou
menos assim:

+-----------------------------------+

|                                   |

|                                   |

|                                   |
|      PÁGINA DA APRESENTAÇÃO

|                                   |

Minhas perguntas são:

1 - Este tipo de documento é mesmo exportado diretamente pelo PowerPoint
(como
indicam as propriedades do documento) ou se trata de uma extensão ou plugin?

2 - Existe alguma maneira de se obter isso usando software livre, de
preferência
o OpenOffice ou o Koffice?

José Geraldo