[Ubuntu-BR] Linux mais lento?

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Setembro 28 00:45:51 UTC 2006

Em Qua, 2006-09-27 às 11:14 -0300, acmbd-ubuntu em yahoo.com.br escreveu:
> Bacana José!
>
> Tava a procura de informações desse tipo. Eu realmente me preocupo
> muito com os recursos carregados que eu provavelmente não usarei. Tava
> até pensando em recompilar o kernel... Mas acho que com suas dicas as
> coisas podem seguir caminhos menos pedregosos...

Vc não recompila o kernelsó  para melhorar o desempenho, mas para
economizar espaço em disco e aumentar a confiabilidade -- uma vez que o
kernel que vc compila fica otimizado e configurado para o seu sistema.

> Só uma pergunta pra saciar minha curiosidade: Estes programas são
> instalados pelo Synaptic? Eles "se colocam" no menu sem que eu tenha
> que futucar arquivos?

Aí temos um problema. Nos anos em que eu usava o meu velho k-6ii eu
fuçava pela internet em busca de programas leves. Alguns deles eu só
achei procurando com pente fino.

> Abração.

> * Desinstalar Java.

Programas em Java são mais pesados que programas compilados nativamente.
Você não pode querer usá-los em um pc antigo, então desinstale o Java já
de uma vez e economize espaço em HD (e o seu HD talvez seja um de 4, 8
ou 12 GB, fazendo espaço valer ouro).

> * Usar dash em vez de bash.

$ sudo apt-get install dash

vc não tem prompt colorido, tudo é monocromático e não tem
auto-completion, mas dá para viver sem isso.

> * Usar IceWM sem o menu Debian

$ sudo apt-get install icewm icemc iceconf icepref

Use o icemc para editar o menu.

> * Usar dfm para gerenciamento de ícones no desktop

$ sudo apt-get source dfm

Compile seu próprio pacote, tendo o cuidado de habilitar o suporte a
ícones png.

> * Usar kazehakase ou dillo em vez de firefox

Veja o link na página sobre a versão especial do dillo que suporta
Unicode, frames e tabelas complexas, além de https e ftp.

$ sudo apt-get install kazehakase

> * Usar LaTeX sempre que possível, em vez de recorrer ao OOo

Aqui temos uma questão cultural. Deixar de usar processador de texto
WYSIWYG e passar a usar LaTeX é doloroso, mas pode valer a pena.

> * Usar katoob, leafpad, nedit ou zoinks em vez de gedit

O Ubuntu empacota os doisn primeiros e mais um tal de mousepad que é bem
leve.
Para o nedit, é preciso compilá-lo para que fique otimizado. A melhor
maneira de fazer isso é com o openmotif, que o Ubuntu não empacota
(snif!). O Zoinks ficou desnecssário desde que surgiu o mousepad, pois
este 'não tem' todas as funções que o zoinks também 'não tem'.

> * Configurar o OpenOffice em modo econômico

Existem milhares de tutoriais espalhados pela Web com dicas de
otimização. Minhas favoritas são: aumentar o Uso de RAM para 25% da RAM
total que vc tem. Reduzir os passos de desfazer para 10 em vez de 100,
reduzir o quantidade de objetos gráficos carregados para a memória e
reduzir o tempo que ficam carregados. Usar visualização de graficos
pontilhada em vez de OPenGL e desabilitar o suporte a Java.

> * Não usar impressoras e outros hardware que requerem processamento

Se vc tem outro pc melhor, conecte a impressora nele e quando precisar
imprimir, imprima em rede.

> * Usar xiterm ou uxterm em vez de konsole ou gnome-terminal

Recomendo o xiterm.

> * Usar locales em iso em vez de utf8

Isso é mais difícil, precisa ser feito durante a instalação (e eu nem
sei como fazer no Ubuntu). Se fizer depois de o sistema estar instalado
poderá haver problemas.

> * Desinstalar as fontes que não usar

Desinstale todas as fontes, depois instale as que quiser (poucas)

> * Preferir fontes type1 e bitmap

Isso é uma maneira de evitar a tentação de instalar milhares de fontes
truetype. Vc pode também deixar de carregar o módulo freetype com o X.

> * Sempre que possível preferir o Abiword (mesmo ele ainda não sendo um
> programa confiável, ou mesmo usável)

Eu vou passar a recomendar o Ted no dia em que ele passar a ter um
comando "desfazer". Editor de textos sem desfazer ninguém merece. Se
alguém for programador e quiser ajudar, http://nllgg.nl/Ted

> * Compilar o LyX com a interface xforms (agora obsoleta)

O LyX deve passar a ser o seu processador de textos. É através dele que
voce se iniciará no LaTeX.

Dos programas abaixo, quase todos  estão no Ubuntu.