[Ubuntu-BR] Linux mais lento?

acmbd-ubuntu em yahoo.com.br acmbd-ubuntu em yahoo.com.br
Quarta Setembro 27 14:26:11 UTC 2006

"O que os olhos vêem, o coração sente..."

José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com> escreveu: Em Qua, 2006-09-27 às 00:49 -0300, Álvaro Justen [Turicas] escreveu:

> Okay, isso pode ser uma verdade, mas também não quer dizer que a cada
> nova versão um programa deva ficar mais pesado.

Realmente. As novas versões do firefox estão mais leves, o Gnome 2.14 é
mais leve que o 2.12 também.
Mas sabemos que essa não é a regra.

> Em alguns casos,
> acontece o contrário: o programa atingiu um nível de recursos muito
> bom e as novas versões são apenas para estabilizar [retirar bugs,
> melhorar performace etc.] aquela versão que já contém todos recursos
> necessários.

Aí então alguém inventa um ou outro recurso novo e pronto, lá vamos
todos de novo. ÀS vezes me dá uma agonia de ver a quantidade de recursos
que alguns progamas têm! Sinceramente nunca entendi qual a função de
suporte a multimídia (som e imagens) em uma planilha e nem porque cada
processador de textos tem que implementar seu próprio formato de
arquivo! ;-)

> O que quero dizer é que nada impede que um "OpenOffice 3" seja MAIS
> LEVE do que o OpenOffice 2:

Vamos orar juntos, irmão! ;-)

>  não existe regra, quem decide os rumos de
> cada software é sua equipe desenvolvedora, e as decisões de deixar o
> programa mais leve, mais pesado, com mais ou menos recursos é variam
> de equipe pra equipe.

Atualmente, porém, a impressão que eu tenho é de que a política de um
modo geral tem sido: quantos recursos f**a a gente pode botar para fazer
o usuário ficar de queixo caído?

Quando meus colegas vêem meu computador rodando Linux eles não se
impressionam nem com a estabilidade e nem com a segurança, eles babam é
com os ícones, os temas, os efeitos, etc. ;-)

Mas eu acho também que comparar Linux e Windows é meio sem sentido,
dadas as profundas diferenças de arquitetura entre os sistemas.

--
José Geraldo Gouvêa