[Ubuntu-BR] Fórum x Lista

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quarta Setembro 27 01:16:24 UTC 2006

Em Ter, 2006-09-26 às 21:46 -0300, roberto.blatt em gmail.com escreveu:
> Estou de pleno acordo contigo, cara. Nossa pensei que eu era o único cabeça
> dura do mundo linux, mas vejo que o mundo linux é que é...
> Enfim... sempre defendi a idéia de que se vc não quer ajudar, não piore:
> esse papo de vá ao google, vá não sei onde, é uma piada de mau gosto. O
> lance é abreviar, encurtar, e não mandar para a biblioteca hierarquizada do
> g o o gle.

Peraí, eu não disse que é errado mandar o cara o pro Google. Como dizia
o provérbio, "não dar o peixe, ensinar a pescar." A questão é que às
vezes, do jeito que é dito, não se ensina a pescar, apenas se diz ao
cara que ele tem que ir pescar (Às vezes o cara ainda nem tem o "anzol",
metaforicamnte falando).

RTFM, tá, mas qual Manual? Google, sim, mas qual a melhor pesquisa para
chegar a esse resultado, vc sabe? Fórum? Ok. Mas como usar o fórum, será
que o cara sabe?

Acho legal a wiki ter uma página de boas vindas :
http://wiki.ubuntubrasil.org/ComeceAqui onde se tem uma série de
informações básicas para o recém-chegado. Direcionar um novato para lá
não é nenhum absurdo, desde que feito com educação: é a coisa certa a se
fazer.

Eu trabalho com o público e sei que é uma coisa boba, mas é verdade:
"para você pode ser o milésimo cliente do dia, mas para o cliente é o
primeiro você".

Eu sei que muitas perguntas são repetidas ad nausean. Às vezes dá
vontade de xingar e de dizer que quem pergunta é uma besta quadrada, mas
tem um problema: para mim, é a enésima vez que eu vejo a pergunta; mas
para quem a faz pode ser o primeiro contato com o Linux e a sua tão
propalada "comunidade". E a primeira impressão é a que fica.

Uma sugestão de texto padrão para escrever para novatos que fazem
perguntas repetidas (após uma breve indicação de onde achar a resposta):

"Amigo, esta e outras dúvidas comuns (inclusive algumas que você ainda
nem tem, mas terá nos próximos meses) encontram-se esclarecidas na Wiki
do Ubuntu-BR (http://wiki.ubuntubrasil.org/ComeceAqui).  É recomendável
que vc comece por lá, inclusive para saber de antemão problemas que
podem ocorrer e suas soluções -- o que evita o desgaste da dúvida e da
perda de tempo.

"Para agilizar a resolução de seus problemas, é recomendável começar
pelos tópicos da Wiki. Se não achar nada lá, tente procurar no Fórum se
sua dúvida já está respondida. Caso não encontre uma solução (ou caso
encontre, mas tenha alguma dificuldade para implementar) não hesite em
perguntar aqui.

"Ler a wiki também pode ajudá-lo a não cometer os erros mais comuns que
um iniciante pode cometer por não dominar o sistema."

Mensagens do tipo RTFM cabem muito bem na página de boas-vindas da Wiki,
algo do tipo: "Se o que você procura não está aqui, pode estar na página
de manual do programa".

Acho que o que está faltando para o Linux completar sua transição de um
SO de geeks para um SO viável comercialmente é o aperfeiçoamento de
canais de discussão maduros onde pessoas iniciantes, mas sérias, não
corram o risco de ser destratadas por fazerem perguntas básicas a
pessoas que se julgam gurus.

Conheço o dono de uma empresa que estava entusiasmadíssimo com Linux e
ia migrar, até o dia em que um pseudo-guru desses lhe disse RTFM. O
LInux perdeu um usuário importante nesse dia (embora na visão de alguns
geeks tenha sido o cara que perdeu).

--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>