[Ubuntu-BR] Fórum x Lista

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quarta Setembro 27 00:24:22 UTC 2006

Em Ter, 2006-09-26 às 15:45 -0300, Gleidson escreveu:

> Não podemos ficar nessa ditadura também não! Medir nossas ações por causa do
> "usuários do Windows"...
> Eu sou livre e quem quiser, tem meu apoio, suporte e ajuda pra se libertar,
> mas daí a deixar de ser quem eu sou, de discutir o que for preciso por causa
> que o cara usava windows e pode achar esquisito pessoas discutindo? Acho que
> não pode faltar cordialidade, gentileza, mas negar a discussão pra não
> "assustar"? =P

Vou abrir a guarda para pancada, mas não resisto.

A única razão pela qual eu ainda uso linux é porque eu sou um desgraçado
dum cabeça-dura, teimoso e metido. Se eu não fosse tudo isso eu já teria
fugido, isso mesmo, fugido, há muito tempo.

Quando comecei a usar Linux me disseram "bem-vindo" e que o Linux tinha
o melhor tipo de suporte do mundo, a lista de discussão. Entrei de
cabeça mas logo percebi que para quase toda dúvida que eu tinha a
respostas eram:

* RTFM
* vc já fez (obviedade a)?
* vc já fez (obviedade b)?
* RTFM

E enquanto isso o pessoal da lista gastava muita tinta metafórica para
discutir se KDE era melhor que Gnome, se o Linux estava pronto para o
desktop ou etc. Me inscrevi em muitas listas, com varios alias
diferentes e em muitas fui escorraçado. Um cara da Linux-BR me mandou um
email desaforado dizendo "isso aqui é uma lista de discussão. L-I-S-T-A
D-E D-I-S-C-U-S-S-Ã-O. Não tem ninguém aqui que tem tempo para ficar
resolvendo suas pequenas dúvidas. Vá ler o manual". Outro, em uma lista
espanhola, me perguntou se eu achava que iam me entregar "numa bandeja"
o conhecimento tão arduamente conquistado,eu que o conquistasse
arduamente também.

A impressão que me ficou daquela época é que o Linux era uma espécie de
maçonaria e que meu interesse em aprender era mais ou menos um tipo de
sacrilégio, que a minha santa inocência de principiante era ofensiva aos
bambambans. Foi tanta hostilidade e falta de orientação que eu cheguei a
voltar a usar Windows por mais de um ano antes de criar coragem e voltar
de novo, timidamente.

Claro que eu voltei fazendo o que me mandaram. Sim, eu confesso, li as
páginas de manual de mais trezentos programas. Com o tempo cheguei à
autonomia, arduamente. Mas venham cá, quantos seres humanos vocês
conhecem que estão dispostos a passar domingos na frente do pc lendo
página de manual para saber os três ou quatro parâmetros do tar que são
úteis, as três opções de configuração do Xpdf que valem a pena, os cinco
parâmetros do wget que tem alguma remota utilidade?

Alguns manuais eu não consegui ler. Hà programas que até hoje não uso
porque me desanimou. Não, não uso nem vi nem emacs. Nem tenho essas
bestas instaladas aqui. A única coisa realmente geek que eu fiz foi
aprender LaTeX.

Cinco anos depois eu entro para a Ubuntu-BR e vejo que nada mudou.
Continua-se discutindo muito o sexo dos anjos por aqui. Felizmente eu
não preciso muito de assistência aqui na lista. Assino para poder
acompanhar alguma coisa e para, ocasionalmente, dar uma resposta digna
àlguém que hoje é um novato como eu fui no passado.

Claro, eu concordo com a coisa do Fórum e da Wiki. Uso e recomendo
principalmente a Wiki, pois gosto do conceito (uso uma instalação local
do PmWiki para criar e  gerenciar meus documentos!).

Agora, essa empáfia e esse orgulho que há em certas pessoas ainda me
assusta. Aqui na lista, felizmente, não tenho visto muitos excessos, mas
eles existem lá fora. E eu tenho a certeza de que muitos que gostariam
de usar Linux são espantados pelo ciúme e pela agressividade que se vê
nas comunidades por aí.

Por isso sempre que eu convenço alguém a instalar Linux a primeira coisa
que faço é aconselhar a NÃO assinar lista de discussão. Atualemnte os
canais de suporte que eu recomendo (além da Wiki) são o MSN e o Orkut.

Por favor pessoal, foi só um desabafo.
--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>