[Ubuntu-BR] Usuário Root

Lucas Arruda (llbra) lucasarruda em gmail.com
Sexta Setembro 22 03:11:26 UTC 2006

Maudy, e so rodar isso no prompt:

sudo export http_proxy="http://usuario:senha@proxy.com:porta"
sudo export ftp_proxy="http://usuario:senha@proxy.com:porta"

Se quiser fazer isso no Synaptic,
vai em Sistema > Preferencias > Proxy da rede

La vc poe nos campos:

usuario:senha em host

e seta tambem a porta nos campos ao lado.

- Le aqui em baixo pra vc ver a importancia de nao logar como root:

Logar como root nao e bom, por questoes de seguranca.

O fato de vc usar o sudo para qualquer acao no sistema nao foi modinha do
Ubuntu,
ou apenas para favorecer o usuario final, mas pq o tempo que vc eh root e
limitado a
um comando que vc da depois do sudo. Ou seja, no maximo qnd vc configura
algo
importante, fornecendo sua senha e na hora do update.
No resto do tempo, vc eh um usuario do sistema, e nao pode causar danos a
ele.
Mesmo se um virus ou alguem entrar no seu pc nada vai rolar pq o cara
precisa de
sua senha para o sudo.

Se quiser aumentar a seguranca, vc pode ter um usuario que nao da sudo.
Ai para dar sudo, vc faria algo como "su usuario_q_da_sudo", e ai sim
executaria
o sudo com esse usuario.

Fica tranquilo, o modo como vem o Ubuntu ja e mais seguro que usar o pc como
root,
e se vc nao quiser perder a seguranca, assim e melhor. Fora que vc nao
precisa de ser
root pra fazer nada (e so usar o sudo).

On 9/21/06, Afonso Costa <arabelo em gmail.com> wrote:

> Olá Maudy,
>
> caso vc queira logar como root no gnome por exemplo, não esqueça de
> habilitar esta funcionalidade no menu system->administration->login
> window na aba de segurança marcar a opção que habilita o administrador
> "logar" no ambiente gráfico.
>
> Saudações,
>
> Afonso

> com o