[Ubuntu-BR] Converter DVD para algo "pequeno"

Roberto Mello rmello em fslc.usu.edu
Quarta Setembro 20 18:41:54 UTC 2006

On Wed, Sep 20, 2006 at 02:05:48PM -0300, Paulino Michelazzo wrote:
> Pessoas,
>
> Tenho um cliente com um comercial em DVD que preciso passar para algo
> "pequeno" a fim de colocar no site do mesmo.
>
> Como nunca fiz isso em Linux, alguém tem alguma dica de um aplicativo que eu
> possa usar para converter este treco para um padrão que principalmente
> "windows" veja?

Provavelmente o melhor seria colocar o filme em formato flash (.flv) e
coloca-lo no site do seu cliente.

1) Monte o DVD
2) Copie o arquivo .VOB com o comercial para o seu disco rigido
3) Use o ffmpeg para converter o arquivo .VOB para .flv
4) Copie o .flv para o site do seu cliente
5) Disponibilize o arquivo usando um tocador de Flash Video

Aqui vai o comando que eu geralmente uso para converter meus arquivos mpeg
para flash video:

ffmpeg -i meuarquivo.mpg -f flv -s 320x240 -ar 22050 novoflash.flv

-s e' o tamanho. Eu geralmente coloco na web videos de 320x240, ao inves
de 640x480 (4 vezes maior). -ar e' a bitrate de audio. Podes colocar mais
alta (mais espaco, mais qualidade) ou mais baixa.

Eu uso o Flash Video Player daqui:
http://www.jeroenwijering.com/?item=Flash_Video_Player mas eu so' tive que
fazer isso para projetos nao comerciais. Para uso comercial vais ter que
adiquirir uma licensa, que e' relativamente bem barata (15 Euros). Seu
cliente poderia pagar pela licensa. E' a coisa certa a ser feita.

Aqui um exemplo de um video que converti dessa maneira (filminho do meu
filho quando tinha 1 ano):
http://eagleridge.phantomnode.com/videotest.html

-Roberto

--