[Ubuntu-BR] Recomendação de modelo de placa de rede

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Terça Setembro 19 17:27:59 UTC 2006

> Ultimamente tenho tido problemas com placas de rede (NICs) realtek, via
> & cia.

Sempre uso o que tem onboard. Em escritórios grandes com computadores
mais antigos rodando LTSP tenho usado as Realtek sem nenhum problema.
> Essas placas as vezes pipocam e em vez deixar de funcionar de vez ficam
> falhando de modo intermitente e quando detecto por reclamação do usuario
> que se queixa da velocidade já pode ter passado muito tempo.

Não é comum uma placa de rede pipocar do nada, mesmo as mais baratas.
Minha sugestão é verificar as conexões elétricas, se os computadores,
hubs e switches estão todos aterrados e se não há fonte com defeito
naqueles que queimam placas de modo crônico. A única coisa que queima
placas de rede assim é alta diferença de potencial elétrico, geralmente
ligado a fontes defeituosas em máquinas não aterradas.
> Eu ando procurando 3com que já fazia tempo que abandonei, mas tá dificil
> de encontra-las e além disso o preço da única loja onde encontrei uma
> Nic 3COM 10/100/1000 não foi nada animador.

Com certeza num servidor muito solicitado é legal colocar uma placa 3com
ou Intel. Todavia, elas são realmente caras e só se justificam em
servidores com conexão Gigabit. Para 10 ou 100 Mbps, as Realtek de
R$30,00 dão toda a conta do recado, numa boa.

Abraço!
Flavio.