[Ubuntu-BR] nautilus e caracteres (uft-8)

Luciano Marques luciano073 em yahoo.com.br
Domingo Setembro 17 22:46:32 UTC 2006

Ah... agora entendi o lance. Muito obrigado José, sua resposta foi bem clara e direta.

José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com> escreveu: Em Dom, 2006-09-17 às 18:52 -0300, Luciano Marques escreveu:
> Meu nautilus tá com problema na exibição de arquivos cujo nome tem caracteres especiais (acentos e cedilha). Tipo, se eu baixo um arquivo da internet q tem esses caracteres no nome, qd vou exibi-lo pelo nautilus aparecem os sinais de ? no lugar das letras acentuadas.
> Uso o ubuntu6.06 e sua codificação de caracter tá configurada em utf-8.
> Como resolvo esse problema?
Isso não é um "problema" mas uma característica.

O Nautilus (e o Linux) estão configurados em utf-8 (Unicode) enquanto
que o Windows (e por conseqüência boa parte do conteúdo da internet)
estão em latin1 (iso8859-1, iso8859-15 ou Microsoft cp-1252).

O que acontece é que quando vc baixa um arquivo da internet  o nome dele
normalmente está em latin1, então o nautilus não reconhece o nome de
arquivo, pondo os ??? no lugar dos caracteres especiais.

Solução? Renomeie os arquivos após baixá-los. Ou então reconfigure seu
sistema para usar Latin1 também (difícil e não recomendado).
--
José Geraldo Gouvêa

  Luciano Marques
  Goiânia-GO