[Ubuntu-BR] Nokia 3220, cabo DKU-5 e Dapper

Aldo Nogueira aldo.nogueira em gmail.com
Quinta Setembro 14 19:24:18 UTC 2006

Estou fazendo alguns experimentos e resolvi compartilhá-los com a comunidade.

Comprei um aparelho Nokia 3220 desbloqueado. Custou-me 350 pilas nas
americanas. Tem câmera, tem toque MP3, roda Java e tem uma vantagem
grande em relação ao meu antigo celular: funciona! :)

Vi na página desse modelo que existe um cabo para ligá-lo ao micro.
Chama-se DKU-5.  Procurei então no mercado livre e encontrei um por
20,00. Bem menos que o cabo original. Chegou em casa essa semana e aí
começou a diversão.

Primeiro, tentei plugar e observar se algum dispositivo aparecia no
desktop, como aconteceu com a câmera. Nada! No dmesg, ele reconhecia
que um dispositivo USB tinha sido plugado, mas não sabia o que fazer
com ele. Nenhum arquivo do tipo /dev/ttyUSB0 apareceu também.

Olhando a saída do lsusb, vi que o fabricante do cabo era uma tal de
Ark Microchips. Inclusive, o cd de instalação pra ruindows que o
vendedor mandou era pra outro chipset, o Prolific. Existe módulo para
esse no kernel do Dapper, o 2.6.15, porém para o Ark, só a partir do
2.6.17, que é o kernel do Edgy. Felizmente, é possível baixar o fonte
para kernel 2.6.15 e compilar. Foi o que fiz.

Fui em [1] e baixei os fontes [2]. Instalei os sources do kernel.
Tenho os headers instalados também. Talvez, só fossem necessários os
headers. Depois é make, make install e modprobe ark3116. É provável
que apenas plugar já seja suficiente pra ele carregar o módulo, já que
o make install roda o depmod.

Depois baixei o gnokii via synaptic, configurei-o e pude pegar os
números de telefone do cartão SIM. Já fiz algo útil!!! :) Porém não
consigo transferir arquivos. Parei por aqui. Se tiver novidades, mando
pra lista.

Se alguém tiver alguma experiência para compartilhar, mande-nos, por favor.

Configuração do /etc/gnokii.conf:
    port = /dev/ttyUSB0
    model = 6510
    connection = dlr3p