[Ubuntu-BR] Senha de administrador do CUPS

Felipe Munhoz munhoz em gmail.com
Quinta Setembro 14 16:35:19 UTC 2006

Olá tive esse problema também, e um colega me explicou como resolver e
depois encontrei a solução neste blog [1] também . Basicamente o problema é
que o usuário do cups (cupsys) não tem permissão de leitura ao arquivo
/etc/shadow que é utilizado para autenticação do sistema, então tem que
adicionar o usuário 'cupsys' ao grupo shadow: resumidamente é o seguinte o
que diz lá:

Select "System"->"Administration"->"Users and Groups" from the main menu on
your desktop.
Select "Show all users" and/or "Show all groups".
Add the user "cupsys" to the group "shadow" in the "groups" tab.

Restart cupsys by issuing the command:
$sudo /etc/init.d/cupsys restart
Depois é só acessar novamente a interface web do cups.

até

[1]
http://ubuntu.wordpress.com/2005/10/13/enabling-cupsys-web-admin-interface/

On 9/13/06, Jonh Wendell <wendell_listas em bani.com.br> wrote:

> pede um

> setei
> pro

> Pela interface web não vai mesmo...
> Tá bloqueado no Ubuntu.
>
> Toda a configuração deve ser feita pela interface gnome.
>
> --
> Jonh Wendell Santana
> Analista de Sistemas
>
> Site: http://www.bani.com.br
> MSN / Google Talk: jonh.wendell em gmail.com
> Linux User #114432

Felipe Munhoz