[Ubuntu-BR] Impressora na porta paralela

João Olavo joaoolavo em gmail.com
Quinta Setembro 14 00:27:52 UTC 2006

Olá!

Estou tentando instalar minha impressora Canon BJC-250 no Ubuntu 6.06. Ela
está ligada à porta paralela.

Tentei primeiro instalá-la localmente, via Sistema -> Administração ->
Impressoras (gnome-cups-manager).
Ao adicionar uma nova impressora (local), a única opção em "Porta da
impressora" era "hp no_device_found".
Ali deveria estar "Porta paralela #1" ou algo assim?
Ao imprimir uma página de teste, o trabalho fica na fila, mas a impressora
não se move.

Depois tentei instalá-la via rede tb pelo gnome-cups-manager, mas tb não
obtive sucesso.
Aliás, faz sentido intalá-la como uma impressora de rede, sendo ela ligada
na porta paralela? Pq eu quero que ela esteja disponível na minha rede
caseira pro outro computador que eu tenho.
Qual opção eu devo escolher? Tentei "CUPS (IPP)", mas aí qual a URI que eu
devo colocar? Pesquisando, achei algo como "parallel:/dev/lp0". Era isso?
Mas tb, necas...
Tentei tb "UNIX (LPD)", mas não sei o que eh aquela opção "Fila"...

E por fim tentei via navegador mesmo, acessando "localhost:631". Mas ao
adicionar uma impressora, não sabia qual "Device" escolher (vi em exemplos
da net que deveria ter um "Parallel port #1" como uma das opções, mas não
tinha).

Ah! Na BIOS do computador eu mudei uma opção lá da porta paralela, mudando a
opção para "EPP (Enhanced Parallel Port)", como pede aqui:
http://newbiedoc.berlios.de/wiki/Setting_up_a_parallel_printer_using_CUPS .
Tinha tentado antes sem mudar isso, mas não obtive êxito. É pra mudar isso
mesmo?? Antes de mudar isso, adicionando uma impressora local eu consegui
pelo menos fazer com que a impressora puxasse o papel ao mandar imprimir
algo, apesar dela não ter impresso nada.

Obrigado!!
--
João Olavo
NCD - Núcleo de Cidadania Digital