[Ubuntu-BR] Configurar WINS

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Setembro 5 18:52:51 UTC 2006

Para ser bem básico mas muito funcional é essa a ordem dos servicos que
voce precisa :
* DHCP
   configurado para passar ip dinamico, dns e gateway.
* DNS (bind9 ou outro) para guardar nomes de servidores fixos na sua
intranet e de quebra um cache da internet. Configuracoes do DNS permitem
importar o banco de dados do DHCP para que todas as maquinas com
IPs/Nomes passados por DHCP sejam visiveis dinamicamente para o DNS.
* Proxy-Squid
   Um cache de navegaçao para a internet, é fácil de instalar. Recomendo
a utilização dum arquivo de configuração de proxy para tornar a
configuração do cliente bem dinamica.
* Gateway
   O micro pelo qual passará sua navegação é ele que tem o IP quente
(200.*.*.*). Provavelmente nele poderá estar regras de firewall com
iptables.

estes servicos podem estar em micros separados ou juntos, se tiverem
todos juntos eu convidaria a voce a separar o gateway;

todos os micros devem estar configurados para usar o mesmo gateway. No
meu caso, o gateway só é visivel para os servidores, os micros internos
o gateway deles é a mesma maquina que tem o proxy-squid instalado, nesse
squid há uma regra de ip tables que redireciona a porta 80 para 3128,
neste caso se algum espertinho espetar um computador e nao configurar o
browser eu tenho certeza de que os pacotes deles obrigatoriamente
passarao pelo proxy-squid.

[]'s