[Ubuntu-BR] Crítica ao Ubuntu

Olival Gomes Barboza Júnior olival.junior em gmail.com
Segunda Setembro 4 03:15:16 UTC 2006

Fala sério! O sujeito basicamente mete o pau no Ubuntu pq ele é
"apenas" um "debian unstable com bugs consertados usando GNOME como
ambiente gráfico".  Daí ele centra a crítica basicamente no GNOME e
no KDE pq estes deviam ter tudo o q um sysadmin (do MS Windows, pela
baixa qualificação exigida no artigo) devia precisar em um ambiente
gráfico. Bom, não sei qtos aqui são sysadmins em ambientes linux/
unix, mas alguém realmente usa pesadamente ambiente gráfico em
ambiente de produção? A menos da galera q tem de rodar Oracle
proprietário e aí tem de usar ambiente gráfico pq o Oracle exige até
para fazer a instalação, boa parte da galera q eu conheço usa é linha
de comando mesmo, com trocentos shell scripts para automatizar tudo.
Ambiente gráfico? Nope, só qdo usa algo no estilo webmin (q, por
sinal, *não* exige ambiente gráfico no servidor, só no cliente).

E chamar o KDE de consumidor voraz de recursos em tempos de WIndows
Vista é sacanagem, né? Aliás, não v amos tão longe assim, vamos olhar
o q o WIndows 2003 Server exige. Ou mesmo um Solaris 10 bem instalado.

Depois ele entra naquele velho mantra de q "seres humanos de verdade
não querem mudar", portanto teriam de continuar rodando seu Excel até
o fim da vida e o linux q se vire para rodar isso. Ora, ainda q o
custo de migração seja elevado, é aí q uma distribuição q se pretende
efetivamente livre e com espírito open source faz a diferença. E até
a Microsoft encheu o saco daquela interface arcaica do Office XP/2003
e mudou tudo no Office 2007. Se for pelo q esse cara diz, estaríamos
usando Wordstar e Visicalc até hoje.

Finalmente, em tempos de XGL/Compiz dizer q inovador é o Looking
Glass . . . Peraí . . . Pode até ser inovador, mas cadê a horda de
desenvolvedores migrando pra ele? O XGL/Compiz, mesmo em beta, atraiu
muita gente. O Looking Glass, com um certo tempo de estrada, eu não
conheço ninguém q não seja da Sun q use. Aliás, nem o pessoal da Sun
eu vejo usando. E, por falar nisso, não foi essa mesma Sun q disse q
forneceria Ubuntu em sua linha NIagara?

Artigo fraco com muito pouco embasamento nas opiniões superficiais do
sujeito. Não é q o Ubuntu seja perfeito tampouco os ambientes
gráficos para linux não deixem a desejar, o problema é q o artigo não
traz fundamentos para as razões de seu autor.

[ ]s,

Olival Jr.