[Ubuntu-BR] Instalar Grub depois de instalar ruWindows em máquina Ubuntu!

Fabio Fernandes delaroca.fabio em gmail.com
Terça Outubro 31 16:09:55 UTC 2006

foi o que eu tinha falado, vou explicar, a raiz é igual ao SEU hda1 (ele é a
origem, em si, dos seus arquivos, ou seja, ele é a raiz, então não precisa
se preocupar com a barrinha / )

enfim, (caso não saiba, foi eu que fiz esse tutorial.
adaptei ele agora pra seu caso, ele agora serve somente para quem tinha só
partição linux e colocou windows em seguida. faça exatamente como está (em
sequencia)
..... tenho uma pergunta importante... teu SWAP foi criado antes ou depois?
que isso acaba influenciando também esse 'tutorial adaptado'... tipo vo
explicar, a sequencia dos HDA (1, 2, 3), é a ordem das partições criadas...
não em posicionamento, mas quem veio primeiro (imagine nascimento de
gemeos).

quando eu crio a partição que o linux irá usar PRIMEIRO, ela é hda1, e crio
SWAP em segundo, é hda2, e vem o windows em terceiro, é hda3 (relembrando,
não é posicionamento, é criação de partição)...
você pode verificar isso usando o gnome parted, use aquele hdax (x = numero
referente da partição do linux) para fazer todo o tutorial... ou seja, se
for diferente de hda1, muda nos comandos, tudo que tiver hda1, para o
correspondente entendeu ?
abraçãos

> bootar com Ubuntu LIVECD (da mesma versão que você tinha, de preferência)

abra o terminal,caso o comando dê erro (qualquer um deles) use SUDO

mkdir /media/hda1

> mount /dev/hda1 /media/hda1

chroot /media/hda1

> isso aki, é para tornar seu livecd inteiramente root (permissões
administrativas, sem pedir senha)

grub-install (--reinstall OU /media/hda1)

isso aqui, é aquela reinstalação do grub, mas talves faltava um parametro
sim...  ou --reinstall, ou /media/hda1 (ambos, são depois do 'grub-install',
ps, só use os parametros, se mesmo com todos os passos, não tiver funcionado
os comandos, aí manda bala com um dos dois.