[Ubuntu-BR] Instalar Grub depois de instalar ruWindows em máquina Ubuntu!

Ronan mestrado em antares.pro.br
Terça Outubro 31 12:32:21 UTC 2006

Oi Fábio
Tentei usar o wine para rodar os meus programas mas não deu certo, ai
resolvi instalar o windows depois que o Ubuntu estava instalado. Como
era de se esperar o MBR foi reescrito.
Fiz a dica que você me passou abaixo, alias, gostaria de agradecer
antecipadamente pela dica bem esclarecedora, porém, não consegui
instalar o grub. Acho que não soube montar a partição Raiz /.
Quando passo o comando sudo grub-install ele retorna uma espécie de tela
de help pedindo parâmetros. Tentei passar os parâmetros pedidos mas não
deu certo.
tentei montar a raiz com o mesmo comando para montar a partição /hda1, é
assim mesmo?
um abraço
Ronan

voltando ao assunto GRUB: infelizmente não tem no Gparted. pesquisei e achei
possiveis soluções:

bootar com Ubuntu LIVECD (da mesma versão que você tinha, de preferência)

Montar Partição / (raiz) do Ubuntu Instalado - (se não sabe como é isso,
pode perguntar que explico mais)

"supondo que o Ubuntu está na segunda partição" (o que não será o caso
agora, já que windows será o segundo instalado de um HD de uma partição só)

mkdir /media/hda2 (se mkdir não funcionar, use sudo antes dele)
(PRA VC, É mkdir /media/hda1)

mount /dev/hda2 /media/hda2
(PRA VC, É /dev/hda1 /media/hda1)

chroot /media/hda2 (se precisar usar sudo, use)
(PRA VC... ah.. já sabe, hda1)

grub-install (se precisar usar sudo, use)