[Ubuntu-BR] Instalar ruWindows em máquina Ubuntu - Vai ter gente querendo me matar!

Fabio Fernandes delaroca.fabio em gmail.com
Sexta Outubro 27 21:30:15 UTC 2006

Jonh, deste qto aquilo foi direcionado ao participante ? o.0
me diz, existe solução definitiva pra esse caso do grub? (instalar windows
depois de linux)
poiseh... eh ISSO que é foda ;D (alias, graças a deus que achei a solução)

Ronan, Wine é um emulador de "windows", tipow... www.winehq.com ele é,
digamos assim, programas que só rodam em windows, .exe, coisas assim, o wine
emula e roda eles no linux ;D talves seus aplicativos possam ser rodados no
wine, não custa nada tentar, vai que roda e é a solução ;] ah... pra melhor
ajuda, diz ai quais são os aplicativos que você necessita rodar...

voltando ao assunto GRUB: infelizmente não tem no Gparted. pesquisei e achei
possiveis soluções:

bootar com Ubuntu LIVECD (da mesma versão que você tinha, de preferência)

Montar Partição / (raiz) do Ubuntu Instalado - (se não sabe como é isso,
pode perguntar que explico mais)

"supondo que o Ubuntu está na segunda partição" (o que não será o caso
agora, já que windows será o segundo instalado de um HD de uma partição só)

mkdir /media/hda2 (se mkdir não funcionar, use sudo antes dele)
(PRA VC, É mkdir /media/hda1)

mount /dev/hda2 /media/hda2
(PRA VC, É /dev/hda1 /media/hda1)

chroot /media/hda2 (se precisar usar sudo, use)
(PRA VC... ah.. já sabe, hda1)

grub-install (se precisar usar sudo, use)

verifica o /boot/grub/menu.lst (usando pico ou gedit) da partição Ubuntu
instalada, se possui ou não acesso windows e linux, seria algo parecido com
esses dois aqui (windows, tem q ser que nem o que estiver colado aqui... se
o seu estiver "semelhante", deixa quieto)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

title           Ubuntu, kernel 2.6.15-27-386
root            (hd0,3)
kernel          /boot/vmlinuz-2.6.15-27-386 root=/dev/hda4 ro quiet splash
initrd          /boot/initrd.img-2.6.15-27-386
savedefault
boot

title           Microsoft Windows XP Professional
root            (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader     +1

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(favor ignorar meu  root    (hd0,3) que aqui tem 5 partições... 1 XP, 2
Ubuntus, 1 swap, 1 /home)
... vou tentar explicar sobre esse (hd0,3) e (hd0,0)...
hd (é o HD... duhp ;P) 0,3 e 0,0... vamos tratar como (x,y) "xi.. odeio
matematica" não tem problema ;P
tá, seriedade..

root (hdX,Y) aonde X é o disco, no caso, disco 1, disco 2...

quantos HD você tiver... e na sua ordem de cabos flat (ou sata) IDE1, ponta
do cabo (hda), meio do cabo (hdb), IDE2, ponta do cabo (hdc), meio do cabo
(hdd)

0 se for master da IDE1, 1 se for SLAVE da IDE1, e assim por diante e Y para
a partição.

pegou algo ? meu windows é (0,0) pq está no Master da IDE1, e na primeira
partição de todas...
meu Ubuntu instalado em uso normal (o outro é de testes) é (0,3) pq está na
IDE1 também, mas está na quarta partição... (se conta com 0, 1, 2, 3...)
acabando por ficar representado pelo 3...
assim como o Ubuntu de testes que está na partição 3, está representado como
(0,2), então meu (0,1) é o que? (só pra ajudar a pegar isso) é a informação
da partição extendida (temos Primária, e Lógica, as lógicas ficam dentro da
'partição extendida'), nisso vem o resto.

entendeu ? sugiro que você copie essas informações que não estão com # no
começo da linha, para o caso de uma incrivel merda acontecer (nunca se sabe)
e você não conseguir configurar o menu.lst... aí é só repor essas
informações ;}

para qualquer um que se interessar em fazer um tutorial legal disso pra
wikicar ela... a vontade ;)
e espero ter sido util