[Ubuntu-BR] OFF- Sugestão

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quarta Outubro 25 21:45:47 UTC 2006

Em Qua, 2006-10-25 às 11:13 -0200, Lucas Arruda (llbra) escreveu:
> Pois eh, ai que ta o problema.
>
> As pessoas tem mania de ficar comparando Linux com Windows, mas
> eles sao diferentes.
> As pessoas nao entendem que no Windows tem um .exe que vc baixa
> e instala. Apesar de ser pior, as vezes e mais facil pq o usuario esta
> acostumado.

Realmente. Que eu saiba nenhum .exe responde perguntas do usuário. Se já
não existir uma solução pronta e empacotada numa "caixa preta" então
resolver um problema no Windows pode ser muito mais difícil que no
Linux.

> Se voce quer pagar pelo Windows e acha ele mais confortavel, sugiro
> que use ele.
> Se vc quer aprender, tentar, sugiro que use o Linux, pois apesar dele
> apresentar, sim, uma curva de aprendizado, assim como o Windows
> (lembre-se de quando comecou nele...), voce vai pegando o jeito com
> o tempo.

Sempre haverá algo que não se sabe. Como dizia o poeta americano Walt
Whitman, "quanto mais sábio o homem, menos ele acha que sabe" ou,
Giordano Bruno: "para o homem simples o mundo parece simples". O legal
do linux é justamente esse universo imenso de coisas para aprender. O
Windows é emburrecedor.

> O problema e que a maioria das pessoas nao tem saco ou nao tem
> tempo pra isso.

Para a maioria das pessoas, o computador só vai ser perfeito no dia em
que ler pensamentos e fizer café. Mas pode estar certo de que alguns não
vão conseguir pensar corretamente.

> Sorte, que cada dia o Linux fica mais facil pro usuario final, mesmo
> assim ainda tem pontos fracos e sempre foi e sempre sera diferente
> do Windows, tanto na maneira como funciona qt na sua filosofia.

O problema é que comparar com o Windows é nivelar por baixo em algumas
coisas, é tirar poder do usuário e fazer o sistema ficar emburrecedor.
Não acho que o problema do Linux seja falta de facilidade, embora às
vezes isso ajude. O que as pessoas estão reclamando é que o sistema de
documentação e ajuda é um pouco caótico -- e com isso eu concordo.

Só que ele é o melhor que existe, porque é o único que temos. Com todos
os defeitos, ele é o que se pôde fazer até agora. claro que ele vai
melhorar, especialmente à medida em que pudermos contribuir...

A propósito, qual é  lista de discussão windows-br? onde baixo imagens
de cd para instalação do WinXP? Qual é a Wiki do Windows?

--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>