[Ubuntu-BR] OFF- Sugestão

Quarta Outubro 25 19:45:09 UTC 2006

2006/10/25, roberto.blatt em gmail.com <roberto.blatt em gmail.com>:

> Bom, mas aí que tá, velho, estou nesse passo de tartaruga a meses,
> enquanto
> que se estivesse usando windows haveria uma solução pronta e imediata que
> me
> facultaria usar o que preciso.

Aí depende. Cê já tentou procurar algo no msdn? No help do Windows não tem
nada, isto é um fato. O problema é que tá todo mundo acostumado a fuçar as
caixas de diálogo do Windows e, vez por outra, acaba danificando algo no
sistema e tendo que reinstalar tudo. Já no Linux, que é mais seguro, ou você
ajusta a coisa certa ou não funciona.

Pontos cruciais e que são esquecidos sempre:

*Você tem que dar um "grade" desconto do fato que hardware novo somente vem
com drivers para Windows (isso tá mudando, mas ainda MUITO lentamente),
portanto é sempre um malabarismo você configurar hardware novo no linux.

* Outro ponto, fazer coisas proprietárias funcionarem no mundo livre. É
problemático, pois o mundo livre não está preparado para os formatos
proprietários. Se você quiser utilizar isto, talvez seja melhor utilzar
Linspire ou outra disto mista (livre + proprietário)

* Mais um: fazer o linux ficar "igualzinho" a um windows numa rede Windows.
Na verdade é rebaixar o linux, pois as redes unix são bem mais robustas. E
dá um trabalhão fazer as coisas funcionarem...

Sempre, se pede para ler isso e aquilo, etc., isso é péssimo.
> Tutoriais são organizadas de forma difícil e precisam reformular seu
> modelo
> com urgência.

Não tô querendo defender o modelo de documentação do Ubuntu, o qual, aliás
precisa ser melhorado (veja a lista de documentação e, se possível, ajude).
Mas a verdade é que computadores, para serem bem utilizados, necessitam sim
de usuários treinados. Quantas pessoas você conhece que conseguem fazer uma
pesquisa em um datawarehouse dentro do MS Office? Bem esta funcionalidade
está lá, mas te digo que nem 5% dos usuários do MS Office sabem ao menos o
que é um datawarehouse. Portanto não é uma questão de o sistema possibilitar
isso ou aquilo, mas do conhecimento que as pessoas tem de fazer isso ou
aquilo usando como ferramenta esse ou aquele sistema.

André Cavalcante
Manaus, AM.