[Ubuntu-BR] wireless

Andre Noel drenoel em gmail.com
Terça Outubro 24 18:43:14 UTC 2006

Bom, quebrei MUITO a cabeça tentando instalar a wireless com qualquer
chave desde WEP 64 bits até WPA, e nada dava certo.

Quando atualizei pro Edgy, testi de novo o network-manager-gnome e funcionou!
Minha primeira impressão: o Edgy é o que há!

Um pouco depois fui instalar outra máquina com a mesma configuração
(mesma placa, mesmo edgy, etc). Não funcionou...
Então coloquei a cabeça pra pensar (como diria Joseph Klimber:
supletivo, supletivo...).

Minha segunda impressão: o Edgy ainda é o que há, o problema está no
driver da placa.

As placas são encore ENLWI-G (acho) PCI e as utilizo com o
ndiswrapper. Quando instalei a máquina que deu certo eu estava sem o
cd da placa, por isso baixei os drivers da internet. A máquina que deu
errado foi com o CD. Desinstalei os drivers, instalei os baixados e
funfou!

Conclusão: no meu caso o driver mais recente trouxe as melhorias que
eu precisava. Detalhe é que são drivers praquele outro sistema
operacional, então nada de ninguém xingar o suporte do linux e criar
flames e tal.
Hoje sou um feliz usuário edgy com autenticação WPA/PSK.

Moral da história: tente baixar o máximo de atualizações que puder:
drivers, edgy, frozen-bubble... Quem sabe não é o que você precisa?

Qual o modelo da placa mesmo?

Abraços.

--
Andre Noel