[Ubuntu-BR] java

Aron Lopes Petrucci aron em uel.br
Sábado Outubro 21 11:13:05 UTC 2006

Caro Othon,

tive esse problema mês passado e resolvi da seguinte maneira:

Como, ao chamar "java", tendo como diretório corrente a nova instalação, ele
funcionava na versão nova, e de qualquer outro lugar, vinha a versão velha,
descobri que, quando se chama o comando "java", que é a "Java Virtual
Machine", a chamada é feita através de um link simbólico, que não é
atualizado no processo de instalação.

Assim...

- localizei o arquivo "java" na máquina (se der uma busca vai encontrar mais
de um, o que interessa é o /usr..., ou /var/...?? * não tenho muita certeza
disso.) - ele não era um arquivo propriamente, mas um link para outro
arquivo, que por sua vez era o executável de fato.
- renomeei o tal para javaold; - só para que, se eu fizesse bobagem, pudesse
voltar atrás.
- achei o arquivo novo recém instalado, de nome "java";
- fui lá em /usr... (não me lembro bem onde, mas era ao lado do javaold, no
mesmo diretório do "javaold"), e criei um link de nome "java" para o arquivo
"java" recém instalado.
- "voilá" a coisa funcionou.

Me desculpe não ter visto os nomes corretos dos diretórios ("path") mas
estou logado com o Windows, pois uso programas específicos de Engenharia que
existem somente para Windows, e não funcionam com o Wine, acho que porque
têm Hardlock. Assim, para ver o nome correto precisaria reiniciar a
máquina - "sorry"

Saudações

Prof. Aron L. Petrucci
Universidade Estadual de Londrina