[Ubuntu-BR] Acesso discado

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Outubro 19 23:17:14 UTC 2006

Em Qui, 2006-10-19 às 21:04 -0200, Thadeu Penna escreveu:

> E quem disse que usar Linux é diversão?

Bem, usar Linux pode ser muito divertido. Mas para pessoas cujo conceito
de diversão é bastante diferente do normal. Eu, por exemplo, acho
divertido ficar futucando as configurações dos programas para ver como
eles iniciam mais rápido ou ficam mais bonitos, acho interessante baixar
e instalar temas, tenho prazer em experimentar programas novos
(principalmente quanto tenho que compilar e empacotar, aí é quase um
orgasmo) e costumo gastar uma boa hora por dia lendo as mensagens da
lista de discussão (que é a coisa mais parecida com novela dos oito no
mundo Linux: tem humor, intriga, "sacanagem", conceitos
místico-filosóficos, bons exemplos, palavrões e até, ocasionalmente,
algum "bit" de informação que "sacode" o bom e velho cérebro e motiva a
buscar algo novo).

Mas considerando que a juventude de hoje gosta de emoções extremas e
esportes radicais, acho que o Linux nunca vencerá o Windows, que é a
coisa mais parecida com um filme de terror que há por aí...

> Não conheço ninguém que
> tenha mudado para Linux por causa de jogos.

Ah, vai me dizer que você nunca matou de inveja aquele seu amigo viciado
em Need for Speed quando você mostrou para ele o Xgalaga?  :-))

> Se vai mudar de sistema
> operacional é porque está disposto a aprender algo.

Nisso eu discordo. É "em tudo" nessa vida que devemos estar sempre
dispostos a aprender algo. Pessoas que não se interessam em aprender são
perdedores: cedo ou tarde vão chegar ao seu limite e terão de se
contentar com ele. O segredo do sucesso, hoje, é gostar de aprender.
Aprender não é mais um meio, deve ser um fim em si mesmo.

> Se está disposto
> a aprender é porque sabe que não se aprende sem algum trabalho e
> esforço.

O esforço fica consideravelmente menor quando você tem gosto pela coisa.
O trabalho, não. Mas o tempo e o esforço necessários parecem
consideravelmente maiores para quem acha que "aprender é um trabalho".

> Eu nunca tentei convencer minha mãe a usar Linux: até hoje
> ela usa o Word para ler disquetes porque acha que todos os arquivos
> são .doc.

O que aliás foi uma grande sacada da Microsoft. Todo mundo acha que
texto tem que ser .doc por que "doc" vem de "documento", afinal, ou não?

Agora, falando sério. Piadinhas acima à parte, concordo com tudo que
você disse: o Linux representa uma ruptura, uma mudança. Se é para ser
tudo igual como era no Windows, então não precisava migrar.

O único problema que ainda resta vencer é que normalmente quem trabalha
com vendas naõ tem escrúpulos em empurrar o produto, mesmo sabendo que
ele não presta. Tem a velha piada do vendedor da loja de roupas que
pergunta ao gerente "a freguesa perguntou se este vestido encolhe" e o
gerente pergunta "ele ficou justo no corpo?".  O vendedor diz que não,
que ficou um pouco largo, então o gerente completa: "então diz que
encolhe".

Quando fui comprar minha impressora HP 3550 ela ainda estava há poucas
semanas no mercado e não havia informação sobre sua compatibilidade com
Linux. Quando perguntei ao vendedor se era compatível ele não teve
dúvidas: claro que é! Depois fui ver que não era (e não foi por alguns
meses ainda).

--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>