[Ubuntu-BR] Acesso discado

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Outubro 19 14:01:23 UTC 2006

Em Qui, 2006-10-19 às 12:59 -0200, Thadeu Penna escreveu:

> Eu uso Linux desde que a velocidade de conexão ara 14400. Nunca
> larguei dele, mesmo quando o suporte a vários hardwares era muito
> pior. Claro que era uma época feliz, pré-winmodens. Todos os modens
> eram modens de verdade e liberavam a CPU para fazer coisas realmente
> importantes.
>
> O suporte a winmodens no linux é ruim pela seguinte razão: como tudo
> em Linux, depende do trabalho de voluntários que entendem do
> assunto. Quem entende do assunto, não compra winmodem.

Eu era usuário de Windows e tinha um winmodem (isso em 2000) e para
falar a verdade (não me batam, por favor), boa parte da instabilidade do
win98 era devido a drivers buguentos, especialmente os drivers dos
winmodems. No meu computador, por exemplo, 90% dos crashes eram por
causa de VXDs e DLLs relacionados ao modem onboard que, por uma
infelicidade, também era relacionado à placa de som (ele usava a placa
de som para produzir aqueles chidados e apitos!) e resultava em outros
crashes pro causa de VXDS e DLLS relacionados à placa de som!!!!

Repitam trinta vezes: winmodens não são modens

E esqueçam rápido: o Windows não seria tão ruim se os computadores
normalmente vendidos no Brasil não fossem compostos por hardware de
terceira (claro, a maioria só pensa no preço).

Acho muito injusto "culpar" o linux por problemas que são claramente de
hardware (quando eu substituí meu Winmodem por um US Robotics ISA 56k
até o windows parou de travar e ficou bem usável) ou de política
empresarial -- nos estados unidos, de acordo com o DMCA é até ilegal
fazer engenharia reversa, pelo que eu entendi do que andam escrevendo
pela net, o que significa que nenhum programador americano pode,
legalmente, participar do desenvolvimento de drivers proprietários.

Quando você compra um computador de qualidade o linux roda tranquilo
nele. E acesso discado, bem, convenhamos, é mais ou menos como o
vídeo-cassete : está para desaparecer. Quantos de vocês estão reclamando
com a sua locadora que ela não traz mais lançamentos em VHS?
--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>