[Ubuntu-BR] Linux para DJ's?

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Quarta Outubro 18 00:38:21 UTC 2006

Heitor Moraes escreveu:
> Rapaz, tem um em Java que tem versão pra Mac e Linux, além do Windows.
> Não lembro o nome agora, mas é um software bem ruinzinho pra ser
> comercial e caro.

O programa em java chama-se UltraMixer, tenho aqui instalado e funciona,
é muito bom, embora pesado. Não sei como funcionar a pré-escuta (cue).

> Há! E eu prefiro o Traktor DJ Studio.

Era muito bom no Windows, mas preferia o PCDJ.

Use o Audacity. É tão bom quanto o Sound Forge, é Open Source e roda em
Windows e Linux, uso direto para edição não linear. Qualquer hora te
mando um link com umas trilhas que compus nele.
Para edição multipistas (que no Windows se faz com o ProTools) use o
Ardour GTK. Ele é muito, mas muito bom. Só que é pra profissionais de
verdade.

Já usei o PCDJ ao vivo quando eu tinha Windows.
Hoje o melhor que conheço no mundo open source é o Mixxx, já usei ao
vivo também.
O problema é que você tem que saber usar o Jack, um servidor de som de
baixa latência que é MARAVILHOSO (em maiúsculas mesmo porque estou
gritando de verdade de empolgação) só que usar o Jack é meio complicado.
Uma vez configurado, é ótimo.
O Mixxx é similar ao PCDJ e Traktor. O Mixxx aceita o Hercules DJ
console (que funciona com o Traktor).
Procure informações também sobre o Terminator X que é um programa
próprio para fazer scratches ao vivo, usando toca discos modificados com
mouses embutidos. Vale a pena dar uma olhada.

Se quiser testar o tal do UltraMixer, fique à vontade se sua máquina for
boa. Mas é um programa comercial, é em Java. A versão free está
disponível mas é limitada. A interface é muito bonita.

Taí a dica.