[Ubuntu-BR] Cade o wine?

Gutemberg Motta gutembergmotta em yahoo.com.br
Sexta Outubro 13 21:28:33 UTC 2006

Flávio,

Suas informação são importantes, inclusive vou fazer um mini-curso de wine no forum do software livre que vai rolar na semana que vem no rio de janeiro. http://www.forumsoftwarelivre.org.br/

Mas a questão agora, é que o wine não roda nada! As coisas que funcionavam antes, não funcionam mais. O wine não funciona com nenhum arquivo win32. Entende?

Gutemberg

Flavio Henrique Araque Gurgel <fhagur em gmail.com> wrote: Gutemberg Motta escreveu:
> Eu gostaria de fazer uma reisntalação completa para ver se volta a funcionar o wine.
> O que eu já fiz e não funcionou:
>
> 1. Deletei a pasta ~/.wine
> 2. sudo apt-get remove wine
> 3. sudo apt-get install wine
>
> Depois desses três passos a mensagem de erro continua a mesma quando tento executar alguma coisa no wine: "wine: error while loading shared libraries: libntdll.so: cannot open shared object file: No such file or directory"
>
> E então?

Então que o wine não é perfeito e não roda qualquer coisa "out-of-the-box".
Ao rodar qualquer aplicação, cheque antes no app-db pra ver se ela roda
direto ou precisa de algum "truque".
Às vezes, você mesmo terá que aprender o truque.

Recomendo fazer o seguinte:
Instale o script ies4linux que você encontra na internet.
Isso instalará o... arrrrghhhh... Internet Explorer... em um diretório
~/.ies4linux
Copie o subdiretório drive_c desse ~/.ies4linux para o o seu ~/.wine
Aí você terá uma instalação melhor da emulação para rodar aplicativos
que dependem do IE.
Alguns aplicativos mais chatos vão precisar disso pra rodar.

Resumindo: pra funcionarem coisas no wine, você precisa pesquisar e ler
muito.

Abraço!
Flavio