[Ubuntu-BR] Problemas com conexão discada

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Sexta Outubro 13 13:39:20 UTC 2006

Bem, Tiago, vamos por partes. Vamos ver o que eu ainda lembro do tempo
em que usava internet discada (provedor UAI / Estado de Minas).

Em Sex, 2006-10-13 às 00:59 -0300, Thiago Schlittler escreveu:
>    Minha conexão discada é iTelefônica. Só consegui do suporte deles o no.
> de DNS

O UAI usava dois servidores DNS 200.200.191.10 e 200.200.191.20. Os
números são falsos, exceto pela última parte, para ilustrar como
funcionava: os DNS eram números parecidos.

Havia também um "domínio de busca" para tentar encontrar mais DNS, que,
no meu caso era "uai.com.br"

> ("não damos suporte a Linux"  ... paciência ...)

Eles não precisam, desde que te forneçam as informações de que o KPPP
precisa para configurar a conexão.  A propósito, já faz cerca de um ano
e meio que migrei para conexão de banda larga mas me lmebro que o único
discador para Linux que tinha todas as opções era o KPPP.

> . Estou usando
> autenticação PAP/CHAP (?)

PAP quer dizer "Password Authentication Protocol" (Protocolo de
Autenticação por Senha"). Use esta opção se você faz login através de
nome de usuário e senha (que é o caso mais provável).

> e IP dinâmico.

Toda conexão discada se baseia, teoricamente, em IP dinâmico.

Agora faça o seguinte: habilite o som do modem e compare os chiados,
apitos e rugidos que ele dá com os que ele costuma dar quando você
conecta no Windows. Eu descobri muito problema assim.

A sequência é essa:

1 - O modem disca o número do provedor.
2 - O provedor envia um sinal de recepção (que costuma começar com um
apito)
3 - Após um brevíssimo silêncio o modem começa a enviar, em código, seu
nome de usuário e senha (juntamente com os outros dados).
4 - Se tudo der certo, haverá um breve silêncio e você "entra".
5 - Se algo der errado o modem receberá um sinal de confirmação e
repetirá o passo 3.
6 - Se der errado de novo (os passos 4 e 5 se repetem)
7 - Se der errado de novo o provedor corta a conexão (três erros de
autenticação sucessivos).

Os processos 2 e 3 são o "handshake" (aperto de mãos).

Se você conecta, o provedor espera que seu computador receba e envie
certos pacotes de teste. Caso o envio/recepção desses pacots iniciais
seja mal-sucedido o provedor entenderá que seu modem desconectou, está
inoperante ou defeituoso e vai te cortar a conexão (modem hangup).

Antes de continuarmos, informe-nos que tipo de modem está usando. Modems
do tipo winmodem, mesmo quando funcionam no Linux, são muito instáveis.
--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>