[Ubuntu-BR] Just added UNICAMP to the OpenPower PPC64 University pool

David Desrosiers daviddes em us.ibm.com
Segunda Outubro 9 15:50:37 UTC 2006

Olá !

Eu estou contatando diversas comunidades de usuários e desenvolvedores de
Linux para oferecer acesso gratuito a hardware baseado em PowerPC bem como
a outros recursos de desenvolvimento nessa plataforma. Isto não é uma
mensagem de spam, e eu não estou tentando vender nada, portanto se voce
estiver interessado no assunto por favor leia esta mensagem.

Existem diversos projetos interessantes em andamento através das
iniciativas Linux on POWER e OpenPower oferecidas pela IBM para este e
para o próximo ano. Mas antes de mais nada, deixe apresentar-me....

Meu nome é David A. Desrosiers (não AQUELE [1] David Desrosiers, use o
"A." no meio se voce for procurar no Google). Eu trabalho com Linux e Open
Source desde o início dos anos 90 na época do Ygdrassil, comp.os.minix, em
que eram necessárias de dezenas de disquetes para fazer download do Linux
e depois instala-lo e, antes disso, eu usei o AIX.

Eu trabalho na IBM onde meu cargo é "Linux on POWER Developer Program
Manager". Eu sou um dos responsáveis pela  interface entre a IBM e a
comunidades de usuários e desenvolvedores de Open Source para ajudá-los a
ter acesso ao hardware, documentação e outros recursos que eles tenham
necessidade para desenvolver em Linux on POWER (LoP) ou portar suas
aplicações para a plataforma POWER. O meu cargo não é de "Vendas",
portanto não se preocupe, eu não estou coletando endereços de email ou
vendendo qualquer coisa, eu estou aqui estritamente para promover hardware
e recursos para desenvolvedores de Open Source, uma comunidade que eu faço
parte a mais de uma década.

Já a um longo tempo eu sou também um desenvolvedor e mantenedor de
programas Open Source e faço isso já há alguns anos com Linux. Eu sou o
atual mantenedor de pelo menos um projeto muito conhecido e que voce
talvez conheça: pilot-link[2]. pilot-link é a ligação entre o seu Palm OS
handheld e o seu desktop Linux/Unix e os dados de PIM/Calendario. Se voce
usa Palm com Linux, em 99.9% dos casos, voce está usando código que eu
mantenho de alguma maneira.

Meu principal foco na IBM é ajudar a acabar com a distancia entre a
comunidade Open Source e o processo interno de desenvolvimento da IBM,
ajudar desenvolvedores a usuários a usar e gostar da plataforma POWER como
sua plataforma primária de desenvolvimento.

 Algumas das minhas tarefas incluem ajudar a proporcionar acesso remoto a
Harware baseado em POWER para desenvolvedores (e num futuro proximo
desenvolvedores, hackers e curiosos) para que este seja usado para
estudar, testar, depurar e desenvolver aplicações novas ou já existentes
na plataforma POWER. Existem algumas diferenças sutis entre a arquitetura
POWER e a arquitetura Intel x86. Isso faz com que o acesso real ao
hardware seja muito importante. Entrarei em detalhes sobre isso num futuro
se voce quiser.

Se voce está interessado em conhecer como esses sitemas POWER funcionam na
pratica, voce pode inscrever-se e logar-se remotamente em um dos sistemas
que disponibilizamos através de Universidades tais como: Oregon State
University, Uiversidade de Augsburg, Universidade de Pekin, Unicamp e
outras. A nossa intenção e objetivo é incluir mais universidades até o fim
do ano. Voce vai receber uma conta com shell, espaço em disco e todas as
ferramentas e recursos que voce vai precisar para trabalhar com os
componentes de Hardware e Software no sistema, absolutamente de graça !
Sem nenhum custo adicional, verdadeiramente grátis.

http://www.ibm.com/developerworks/linux/openpower/

Crie uma conta, pegue o código-fonte de alguns de seus projetos favoritos
e tente recompila-los e executá-los sob a arquitetura POWER. Cada servidor
oferece uma configuração diferente e opções para a sua conta de shell
remota (não-root).

    ***  UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
         http://power.ic.unicamp.br
         Server........: Open Power 720
         Equipment.....: 4-way POWER5
         Memory........: 8GB
         Installation..: Gentoo, Slackware, Debian, Fedora (on separate
LPARs)

             Gentoo....: 143.106.24.152
             Debian....: 143.106.24.153
             Fedora....: To be announced
             Slackware.: To be announced

         Oregon State University Open Source Labs:
         http://powerdev.osuosl.org/
         Server........: Apple PowerMac G5
         Equipment.....: 2-Way 2.5Ghz
         Memory........: 4GB
         Installation..: Gentoo Linux

         SourceForge.net compile farm, with OpenPower
         http://sourceforge.net/docs/compile_farm#cf_overview
         Server........: OpenPower 720
         Installation..: SuSE Enterprise Linux 9

         Australia National University
         http://clug.anu.edu.au/
         Server........: OpenPower 720
         Equipment.....: 4-Way POWER5
         Memory........: 2GB
         Installation..: Debian

         University of Augsburg, in Augsburg Germany (Debian)
         http://tuxppc.rz.uni-augsburg.de/
         Server........: OpenPower 720
         Equipment.....: 4-Way POWER5
         Memory........: 8GB
         Installation..: Debian

         Peking University, Peking China (SuSE)
         http://ppclinux.pku.edu.cn/
         Server........: OpenPower 720
         Equipment.....: 4-Way POWER5
         Memory........: 16GB
         Installation..: SuSE Enterprise 9

Existem outras coisas acontecendo que comunicarei em breve. Eu ando
ocupado desenvolvendo na arquitetura POWER, dividindo minhas
responsabilidades de ser uma interface entre a comunidade Open Source e a
IBM bem como com as minhas responsabilidades em Open Source. É muto e
legal e divertido.

Sinta-se à vontade para comentar ou fazer perguntas sobre duvidas que voce
tenha em como participar, e eu farei tudo o que for possível para
responder ou indicar quais são as pessoas certas para as suas respostas.

Se voce está interessado em conhecer, não se esqueça de visitar também o
Linnux on POWER blogs[3] e o nosso Linux on POWER WIki[4]

David A. Desrosiers
daviddes em us.ibm.com
Linux on POWER Developer Program Manager

[1] http://www.simpleplan.com/band.php
[2] http://www.pilot-link.org/
[3] http://www.ibm.com/developerworks/blogs/dw_blog.jspa?roll=0&blog=752
[4] http://www-941.haw.ibm.com/collaboration/wiki/display/LinuxP/Home