[Ubuntu-BR] Joystick

Thomas Gustavo Dietrich thomasgustavo em gmail.com
Quarta Outubro 4 13:22:19 UTC 2006

Olá pessoal!

Comprei no mercado livre um joystick daqueles iguais ao do
Playstation, para a porta USB. Ele tem os controles analógicos e
vibração. Esse é o link do anuncio:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-48144962-controle-joystick-analogico-usb-igual-playstation-para-pc-_JM

Quando eu plugo ele no pc, automaticamente é carregado o módulo
joydev. Só que usando esse módulo, o controle não funciona
corretamente. Pesquisando no google, descobri que existe um outro
módulo para joystick, chamado gamecon. Fiz então os seguintes
comandos:

sudo modprobe -r joydev
sudo modprobe gamecon map=0,1

Com esse módulo, o joystick funciona perfeitamente. Ok, mas dai no dia
seguinte fui jogar denovo. Pluguei o joystick no pc, e o linux carrega
novamente o joydev. Tenho que cada vez que quero usar o joystick dar
os comandos mencionados acima.

Tem como eu "ensinar" o linux que quando eu coloco o joystick, ele
carrege o módulo gamecon, ao invés do joydev, para que eu nao precise
sempre dar esses comandos?

--
Thomas Gustavo Dietrich
thomasgustavo em gmail.com