[Ubuntu-BR] Acesso discado

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Domingo Outubro 1 20:25:30 UTC 2006

Aldo Nogueira wrote:
> Já tinha pensado nisso e concordo. Se eu não tivesse instalado banda
> larga, não usaria Ubuntu e sim Debian que tem vários CDs. Aliás, era
> esse que eu usava antes.
>
> Acho que deveriam ter CDs extras disponíveis. Em particular com
> drivers proprietários. Sou contra software proprietário, mas ainda são
> necessários para viabilizar o uso do sistema.
>
> Por outro lado, existem distribuições para todos os gostos. Essa é
> assim, meio elitista mesmo.
>
> Que acham?
>

> Aldo

Primeiro: ubuntu é distribuição. O kernel é Linux e grnade parte das
aplicações é GNU.
Segundo: é provável que o Windows não tenha o driver do seu modem. Quem
tem e distribui é o fabricante do modem e/ou da placa da mãe (isto pouco
importa para o usuário). Ou seu montador instala o Windows e os drivers
do CD ou você mesmo faz isto. Portanto, quem é excludente é o fabricante
do seu equipamento que não disponibiliza drivers para outros sistemas
operacionais e provavelmente se recusa a fornecer as informações para os
desenvolvedores do Linux. Ela não distribui as informações por segredo
industrial, ao passo que algumas micro-empresas como a Intel e a Matrox
(pelo menos antigamente) não ligam para isto e  fornecem as informações
necessárias e ajudam no desenvolvimento dos drivers.

Distribuições linux que distribuem drivers proprietários podem estar
passando por cima de algumas regras (semelhantes as que impedem o Ubuntu
de distribuir mp3). Isto também pouco importa para o usuário, mas bom
colocar a culpa em que é devida.

--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto IV - Instituto de Física